terça-feira, 21 de abril de 2015

Mais um desafio aceito

Aqui estão os trabalhos dos corajosos alunos que toparam o 2º desafio de biologia. 
Parabéns vocês são ótimos. Continuem assim.




















segunda-feira, 20 de abril de 2015

PROMOÇÃO DA SEMANA

Caro aluno, você também está preocupado com o fim do bimestre?
Refaça a prova da sua serie, em folha separada, manuscrita, explicando as respostas certas e entregue a professora Melicia na quarta feira na sala dos professores.
Essa é uma promoção por tempo limitado.

Importante:
Tem que ter a pergunta e a resposta com a justificativa. 
Na capa alem dos seus dados escreva recuperação da prova 1ºbimestre. 

Correção da prova da semana de 13 a 17 de abril 2015

Avaliação 1ºEM

1- Considere a situação hipotética de lançamento, em um ecossistema, de uma determinante quantidade de gás carbônico, com marcação radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gás se dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos.
Considere as seguintes moléculas:
             I  Moléculas de glicose sintetizadas pelos produtores.
     II Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.
     III Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.
     IV Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.
Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em:
a)      I, apenas.
b)      I e II, apenas.
c)       I, II e III, apenas.
d)      III e IV, apenas.
e)      I, II, III e IV
2- Paleontólogos estudam fósseis e esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações no planeta que:
a)      Desestabilizaram o relógio biológico dos animais, causando alterações no código genético.
b)      Reduziram a penetração de luz solar até a superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
c)       Causou uma série de intoxicações nos animais, provocando a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
d)      Resultaram na sedimentação das partículas de poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios e lagos.
e)      Evitaram a precipitação de água até a superfície da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo hidrológico.
3- Sabendo-se que o maior reservatório de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra na forma de nitrogênio molecular (N2); apenas umas poucas espécies de bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas orgânicas; algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2, vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a soja e o feijão; a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem viver em solos pobres de compostos nitrogenados.
É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,
a)      Os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
b)      As plantas fixam o nitrogênio molecular ao fazerem fotossíntese.
c)       Os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem as plantas.
d)      O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido pelas folhas das leguminosas.
e)      As leguminosas usadas na recuperação de solos pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
4- Dez copos de vidro transparente, tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada.
Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado esperado e a explicação correta para ele são:
a)      Todas as plantas crescerão até produzir frutos, pois são capazes de obter, por meio da fotossíntese, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
b)      Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese, podem absorver, do solo, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
c)       Todas as plantas crescerão até produzir frutos, pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese, podem absorver, da água, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
d)      Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois apenas elas são capazes de obter, por meio da fotossíntese, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
e)      Somente as plantas em vaso crescerão até produzir frutos, pois o solo fornece todas as substâncias de que a planta necessita para seu crescimento e manutenção até a reprodução.
5- Você já ouviu falar no vírus Nipah? Pois ele quase provocou uma tragédia na Malásia, em 1998. Ele foi encontrado em morcegos que se alimentavam de frutos (frugívoros). As fazendas de criação de porcos invadiram o ambiente natural dos morcegos. Instalados sob as árvores, os chiqueiros ficaram cheios de frutas mordidas, fezes e urina infectada. Os porcos adoeceram e as pessoas foram contaminadas pela carne ou excrementos dos animais – dos infectados, 50% morreram.
Considerando as informações do texto, pode-se afirmar:
I. A sequência morcego-> porco-> homem é um exemplo de cadeia alimentar.
II. No texto, a expressão “ambiente natural” é sinônimo de hábitat.
III. Em relação às árvores, os morcegos são consumidores primários.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.  
b) apenas II.  
c) apenas III.  
d) apenas I e II.  
e) apenas II e III.
6- Em um ecossistema, as relações de alimentação entre os organismos são chamadas de “Cadeia Trófica” ou “Cadeia Alimentar”, em que a energia passa de um nível trófico inferior para um superior. A base dessa cadeia é constituída pelos produtores primários, que são organismos autotróficos, consumidos por organismos herbívoros (consumidores primários). Os herbívoros podem ser consumidos por organismos carnívoros (consumidores secundários), e estes, por outros carnívoros (consumidores terciários). A cadeia se encerra com organismos saprófitas (decompositores), que se alimentam da matéria morta proveniente de todos os níveis tróficos.
Das alternativas abaixo, qual apresenta, respectivamente, organismos produtores e decompositores?
a) Plantas e fungos.   
b) Fungos e aves.
c) Plantas e mamíferos.
d) Mamíferos e aves.
e) Mamíferos e fungos.
7- O esquema abaixo representa parte dos organismos que constituem uma comunidade e as inter-relações que os mantêm. Considerando esse esquema, qual das seguintes afirmativas está correta?

a) O fitoplâncton e o zooplâncton constituem o nível trófico dos produtores.
b) Gaivotas e biguás são predadores e fazem parte do 4o nível trófico.
c) Peixes e moluscos, por serem onívoros, são considerados consumidores primários.
d) As bactérias e fungos são os autótrofos decompositores com maior disponibilidade energética.
e) Os moluscos são consumidores primários, tendo a sua disposição uma menor quantidade energética.
8- O fluxo de energia através dos níveis tróficos de um ecossistema de mata ciliar existente na região dos Campos Sulinos deve possuir a seguinte forma:
P = produtor                    H = herbívoros                     C = carnívoros


9- Explique com suas palavras qual a relação entre teia alimentar, pirâmide do fluxo de energia no ambiente, ciclos biogeoquímicos e equilíbrio ecológico.

 Gabarito 
  1. E
  2. B
  3. C
  4. B
  5. E
  6. A
  7. B
  8. A  
Objetivos do 1º bimestre ( perguntas que avaliam esse objetivo)

• Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta (1, 3).
• Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais (1,3).
• Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores (1, 2, 3, 4).
• Reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais (7)
• Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese (1,2, 4).
• Associar a fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia alimentar (2).
• Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos (5, 6, 7,9).
• Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza (5,7).
• Descrever as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de cadeias e teias alimentares (3, 5, 6, 7, 9).
• Comparar os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica (1, 2, 3, 9).
• Associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia luminosa em energia química (1,9).
• Descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro (3, 6,9).
• Comparar os diferentes tipos de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando o que cada uma representa (8).

• Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono, oxigênio e nitrogênio) (1, 3, 9). 

Avaliação 2ºEM


1-Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da
a)      Liberação de gás carbônico.
b)      Formação de ácido lático.
c)       Formação de água.
d)      Produção de ATP.
e)      Liberação de calor.
2- Considere os seguintes componentes celulares:
I.            Parede celular
II.            Membrana nuclear
III.            Membrana plasmática
IV.            DNA
É correto afirmar que as células de
a)      Fungos e protozoários possuem II e IV.
b)      Bactérias e animais possuem I e II.
c)       Bactérias e protozoários possuem II e IV.
d)      Animais e fungos possuem I e III.
3- A invenção do microscópio possibilitou várias descobetas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
a)      Possuem parede celular e cloroplastos.
b)      Possuem material genético disperso pelo citoplasma.
c)      Possuem núcleo organizado envolto por membrana nuclear.
d)      Não possuem núcleo e não têm material genético.
e)      Não possuem clorofila e não se reproduzem.
4- A figura abaixo representa uma célula de uma planta jovem.
Considere duas situações:

  1. a célula mergulhada numa solução hipertônica;
  2. a célula mergulhada numa solução hipotônica.

Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da célula, respectivamente, nas situações 1 e 2?
a)      I e II.
b)      I e III.
c)       II e I.
d)      III e I.
e)      III e II.
5- O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi
a) Recebe proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático.
b)Envia proteínas nele sintetizadas para o retículo endoplasmático.
c) Recebe polissacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático.
d)Envia polissacarídeos nele sintetizados para o retículo endoplasmático.
e)Recebe monossacarídeos sintetizados no retículo endoplasmático e para ele envia polissacarídeos.
6- Em 1838, Schleiden e Schwann defenderam a ideia de que plantas e animais eram formados por células. A origem das células foi discutida, pois alguns pesquisadores como Schwann acreditava que as células formavam-se a partir da aglomeração de determinados tipos de substâncias. Em 1878, Walter Fleming descreveu o processo de divisão de uma célula em duas. Com relação ao descrito, pode-se afirmar:
I. As células são unidades morfológicas dos seres vivos.
II. A mitose é processo de divisão celular, descrito por Fleming, que ocorre em todas as células do corpo humano.
III. As células presentes em um organismo multicelular são diferentes quanto à forma e à função.
IV. Em todos os seres vivos, novas células se formam pela divisão celular chamada meiose.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
a)      I e II
b)      I e III
c)       III e II
d)      III, II e I
e)      IV e III
7- Entre as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, assinale a incorreta.
a)Na metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no equador da célula em maior grau de condensação.
b)A célula mãe dá origem a duas células filhas com metade do número de cromossomos.
c)As células filhas são idênticas às células mãe.
d)Ocorre nas células somáticas, tanto de animais como de vegetais.
e)É um processo muito importante para o crescimento dos organismos
8- Explique com suas palavras a relação entre o surgimento do câncer, a mitose e hábitos de vida que podem prevenir ou ocasionar o surgimento de tumores cancerígenos.

Gabarito 

  1.    A
  2.    A
  3.    B
  4.    D
  5.    A
  6.    B
  7.    B

Objetivos do 1º bimestre ( perguntas que avaliam esse objetivo)

• Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um desses elementos.  (2,4, 5)
• Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes (1, 3, 5)
• Reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas (1, 2, 3).
• Reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais (2,3).
• Reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana celular (4).
• Associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares (6,7).
• Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular (8).
• Reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção (8).


Avaliação 3ºEM

1- O nome científico do leão é Panthera leo, do gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes:
a) filos
b) famílias
c) ordens
d) espécies
e) reinos
2- Os cinco cladogramas das alternativas ilustram relações filogenéticas entre os táxons hipotéticos 1, 2, 3, 4 e 5. Quatro desses cladogramas apresentam uma mesma hipótese filogenética. Assinale a alternativa que contém o cladograma que apresenta hipótese filogenética diferente das demais.


3- Referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos é correto afirmar que o reino.
a)Animalia agrupa os seres vivos unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados.
b) Fungi é formado por seres vivos autótrofos, como os cogumelos e os bolores.
c)Protoctista reúne as algas e os protozoários exclusivamente pluricelulares.
d)Monera inclui as bactérias que não têm núcleo e nem material genético.
e)Plantae agrupa seres vivos pluricelulares, clorofilados e eucariontes.
4-Qual dos seguintes grupos inclui organismos mais relacionados entre si?
a) filo
b) família
c) gênero
d) espécie
e) raça
5- Lineu, em 1735, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para classificação de seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que deva ser escrito:
a) em primeiro lugar o gênero, depois a família.
b) em primeiro lugar o gênero, depois a espécie.
c) em primeiro lugar a espécie, depois o gênero.
d) em primeiro lugar a espécie, depois o filo.
e) em qualquer sequência, gênero e filo.
6- O sistema de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl Von Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos. A partir do texto, pode-se dizer que:
 a) o sistema lineano de classificação não permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres vivos.
 b) mesmo após a publicação do livro de Darwin, o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas entre as espécies.
 c) para Darwin, a classificação taxionômica deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica entre as espécies.
d) para o pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da construção de um sistema de classificação taxionômica.
e) Lineu antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.
7- Duas populações de pássaros morfologicamente semelhantes e designadas por A e B vivem em ecossistemas diferentes. Na área de transição entre esses ecossistemas pode, ocasionalmente, ocorrer cruzamento entre membros das populações A e B com descendentes férteis.
A partir da análise dessa situação, um estudante aventou as seguintes hipóteses:
I. As populações A e B podem ser subespécies ou raças de uma mesma espécie.
II. As populações A e B podem estar em fase de especiação.
III. O DNA das populações A e B apresenta grande semelhança.
Pode-se considerar:
a) apenas I viável.
b) apenas II viável
c) apenas III viável
d) II e III viáveis
e) I, II e III viáveis.
8- Explique o que são híbridos e como são gerados?

Gabarito 

  1. D
  2. B
  3. E
  4. E
  5. B
  6. A
  7. E
 Objetivos do 1º bimestre ( perguntas que avaliam esse objetivo)
•Escrever e reconhecer nomes científicos (1, 5)
•Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos (1, 3, 4, 5)
•Criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos (2, 3)
•Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos (2,3)
•Identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si. (2, 5, 6)
•Caracterizar espécie (1, 4,7)
•Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados. (1, 4)
•Caracterizar o que são híbridos e como são gerados (7,8)
•Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas (3)
•Construir e interpretar árvores filogenéticas (2) 

sábado, 11 de abril de 2015

SEMANA DE PROVAS 13 A 17 DE ABRIL

SEMANA DE PROVAS

   Para todas as turmas é bom lembrar que a matéria das provas está nas situações de aprendizagem 1,2,3 e 4.
 

 Mesmo para os alunos que tem aula na sexta-feira.



   Aqui vai alguns links para ajudar no estudo:
  • http://www.coladaweb.com/exercicios-resolvidos/exercicios-resolvidos-de-biologia 
  • http://rachacuca.com.br/educacao/vestibular/
   Nesse portal vocês encontram vídeos, reportagens, jogos, animações, textos e muito mais:
  • http://www.klickeducacao.com.br/frontdoor/0,5884,,00.html 
Esse vídeo traz dica muito boas para estudar, mas acima de tudo o professor que faz a palestra é ótimo orador.
Vale a pena ver outros vídeos dele.





quarta-feira, 1 de abril de 2015

A semana de prova está chegando junto com o fim do bimestre.
Você já estudo, compensou suas faltas, entregou seus trabalhos, colocou seu caderno e apostila em ordem?

plano de aula 3º EM 6 a 10\4\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 6 a 10 de março 2015
SÉRIE 3ºEM
Tema: arvore filogenética.
Conteúdo: relações de parentesco entre seres vivos – árvores filogenéticas.
Objetivos: ler e interpretar imagens e esquemas; construir e interpretar árvores filogenéticas; diferenciar a classificação lineana da classificação filogenética; produzir texto argumentativo; reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos; identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si.
Estratégia: leitura de imagens e esquemas; pesquisa de informações em livros didáticos; construção de árvores filogenéticas; produção de texto.
Avaliação: participação dos alunos na leitura de imagens e esquemas, preenchimento de tabelas; texto argumentativo; árvores filogenéticas construídas.

Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

Nesta aula os alunos juntamente com a professora desenvolveram as atividades do capitulo 4 da apostila.

Sugestão para estudar sem a professora

Esse é um vídeo  explica como ler uma árvore filogenética. 

plano de aula 2ºEM 6 A 10\4\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 6 A 10 de abril  2015
SÉRIE 2º EM
Tema: núcleo celular
Conteúdo: funções do núcleo; mitose; mecanismo básico de reprodução celular; cânceres; mitoses descontroladas; prevenção contra o câncer e tecnologia de seu tratamento.
Objetivos: compreender e interpretar textos de diferentes gêneros, como tabelas e figuras; participar de discussões e relações; saber se expressar em público; associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares; relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular; reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção.
Estratégia: atividade de levantamento de conhecimentos prévios a partir do uso de discussão em grande grupo.
Avaliação: avaliar a manifestação dos alunos e as dúvidas mais frequentes.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto: Ciclo celular
Interfase é o período de tempo com duração variável durante o qual a célula absorve nutrientes, produz proteínas e outras substâncias, aumenta de tamanho e eventualmente secreta substâncias. 
Divisão celular é o processo em que a célula acaba por separar- se dando origem a duas células diploides, exatamente idênticas a original, na mitose ou a quatro células haploides na meiose.
Texto: Mitose
Na mitose, uma célula origina duas células-filhas exatamente iguais quanto a qualidade e quantidade de material genético. os organismos pluricelulares crescem por aumento no numero de células, sempre originadas por mitose. É também o processo mitótico que permite a substituição de células mortas. Assim as células da pele, do embrião em desenvolvimento, as pontas das raízes e caules estão em constante meiose.    

Após a leitura do texto e a conversa sobre as varias vezes em que as células necessitam fazer a mitose naturalmente ou artificialmente os alunos devem fazer a situação de aprendizagem 4.

OBS. nesse momento não é necessário focar muito na meiose já que ela será vista com mais detalhes em aulas futuras.

Sugestão para estudar sem professora

Já que você tem tempo vamos ver com mais detalhes sobre divisão celular.
https://www.youtube.com/watch?v=xnKs2BiH4Ug 
https://www.youtube.com/watch?v=WxFXFRFdiJQ
https://www.youtube.com/watch?v=vSKSPUAE9dg
https://www.youtube.com/watch?v=bcCCJHj6zME
https://www.youtube.com/watch?v=jICz8ZGqJps
https://www.youtube.com/watch?v=F0BbktEeW50

Cansou né então vamos relaxar um pouco

plano de aula 1º EM 6 a 10\4\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 6 a 10 de abril 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: ciclos biogeoquímicos.
Conteúdo: fluxo de energia e matéria nos seres vivos; ciclo do carbono.
Objetivos: resumir informações em esquemas; redigir textos a partir de esquemas; reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza; reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos.
Estratégia: interpretação dirigida de diferentes esquemas; elaboração de textos.
Avaliação: análise dos esquemas construídos durante a Situação de Aprendizagem.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

Os alunos devem ser apresentados aos ciclos do carbono / oxigênio, da água, do nitrogênio, do fósforo através dos esquemas que ilustram o processo.   

Após a apresentação desses ciclos os alunos devem fazer a situação de aprendizagem 4.

Dica para estudar sem professora

Esse vídeo além de bonito explica também sobre o efeito estufa. Só uma ressalva quando se fala que a planta prende o carbono pela respiração na verdade é a fotossíntese que faz isso.
outros vídeos mais acadêmicos:
https://www.youtube.com/watch?v=yCwzJiYIm9M 
https://www.youtube.com/watch?v=rCuHiRzgQB8
https://www.youtube.com/watch?v=LG48H_6LEDg
https://www.youtube.com/watch?v=LG48H_6LEDg
https://www.youtube.com/watch?v=aKew2GhCVKY