Avaliação 1ºEM
1- Considere a situação hipotética de
lançamento, em um ecossistema, de uma determinante quantidade de gás carbônico,
com marcação radioativa no carbono. Como passar do tempo, esse gás se
dispersaria pelo ambiente e seria incorporado por seres vivos.
Considere as seguintes moléculas:
I Moléculas de glicose sintetizadas pelos
produtores.
II Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.
III Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.
IV Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.
II Moléculas de gás carbônico produzidas pelos consumidores a partir da oxidação da glicose sintetizada pelos produtores.
III Moléculas de amido produzidas como substância de reserva das plantas.
IV Moléculas orgânicas sintetizadas pelos decompositores.
Carbono radioativo poderia ser encontrado nas moléculas descritas em:
a)
I, apenas.
b)
I e II, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
III e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV
2- Paleontólogos estudam fósseis e
esqueletos de dinossauros para tentar explicar o desaparecimento desses
animais. Esses estudos permitem afirmar que esses animais foram extintos há
cerca de 65 milhões de anos. Uma teoria aceita atualmente é a de que um
asteroide colidiu com a Terra, formando uma densa nuvem de poeira na atmosfera.
De acordo com essa teoria, a extinção ocorreu em função de modificações
no planeta que:
a)
Desestabilizaram o relógio biológico dos
animais, causando alterações no código genético.
b)
Reduziram a penetração de luz solar até a
superfície da Terra, interferindo no fluxo energético das teias tróficas.
c)
Causou uma série de intoxicações nos animais, provocando
a bioacumulação de partículas de poeira nos organismos.
d)
Resultaram na sedimentação das partículas de
poeira levantada com o impacto do meteoro, provocando o desaparecimento de rios
e lagos.
e)
Evitaram a precipitação de água até a superfície
da Terra, causando uma grande seca que impediu a retroalimentação do ciclo
hidrológico.
3- Sabendo-se que o maior reservatório
de nitrogênio do planeta é a atmosfera, onde esse elemento químico se encontra
na forma de nitrogênio molecular (N2); apenas umas poucas espécies de
bactérias, conhecidas genericamente como fixadoras de nitrogênio são capazes de
utilizar diretamente o N2, incorporando esses átomos em suas moléculas
orgânicas; algumas bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), fixadoras de N2,
vivem no interior de nódulos formados em raízes de plantas leguminosas, como a
soja e o feijão; a soja e o feijão, graças à associação com os rizóbios, podem
viver em solos pobres de compostos nitrogenados.
É correto concluir que, sobre o ciclo do nitrogênio na natureza,
a)
Os rizóbios recebem nitrogênio molecular das leguminosas.
b)
As plantas fixam o nitrogênio molecular ao
fazerem fotossíntese.
c)
Os herbívoros obtêm nitrogênio na natureza ao comerem
as plantas.
d)
O nitrogênio atmosférico pode ser absorvido
pelas folhas das leguminosas.
e)
As leguminosas usadas na recuperação de solos
pobres fixam diretamente o nitrogênio molecular.
4- Dez copos de vidro transparente,
tendo no fundo algodão molhado em água, foram mantidos em local iluminado e
arejado. Em cada um deles, foi colocada uma semente de feijão. Alguns dias
depois, todas as sementes germinaram e produziram raízes, caules e folhas.
Cinco plantas foram, então, transferidas para cinco vasos com terra e
as outras cinco foram mantidas nos copos com algodão. Todas permaneceram no
mesmo local iluminado, arejado e foram regadas regularmente com água destilada.
Mantendo-se as plantas por várias semanas nessas condições, o resultado
esperado e a explicação correta para ele são:
a)
Todas as plantas crescerão até produzir frutos,
pois são capazes de obter, por meio da fotossíntese, os micronutrientes
necessários para sua manutenção até a reprodução.
b)
Somente as plantas em vaso crescerão até
produzir frutos, pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese,
podem absorver, do solo, os micronutrientes necessários para sua manutenção até
a reprodução.
c)
Todas as plantas crescerão até produzir frutos,
pois, além das substâncias obtidas por meio da fotossíntese, podem absorver, da
água, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a reprodução.
d)
Somente as plantas em vaso crescerão até
produzir frutos, pois apenas elas são capazes de obter, por meio da
fotossíntese, os micronutrientes necessários para sua manutenção até a
reprodução.
e)
Somente as plantas em vaso crescerão até
produzir frutos, pois o solo fornece todas as substâncias de que a planta
necessita para seu crescimento e manutenção até a reprodução.
5- Você já ouviu falar no vírus Nipah?
Pois ele quase provocou uma tragédia na Malásia, em 1998. Ele foi encontrado em
morcegos que se alimentavam de frutos (frugívoros). As fazendas de criação de
porcos invadiram o ambiente natural dos morcegos. Instalados sob as árvores, os
chiqueiros ficaram cheios de frutas mordidas, fezes e urina infectada. Os
porcos adoeceram e as pessoas foram contaminadas pela carne ou excrementos dos
animais – dos infectados, 50% morreram.
Considerando as informações do texto, pode-se afirmar:
I. A sequência morcego-> porco-> homem é um exemplo de cadeia
alimentar.
II. No texto, a expressão “ambiente natural” é sinônimo de hábitat.
III. Em relação às árvores, os morcegos são consumidores primários.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas III.
d) apenas I e II.
e) apenas II e III.
6- Em um ecossistema, as relações de
alimentação entre os organismos são chamadas de “Cadeia Trófica” ou “Cadeia
Alimentar”, em que a energia passa de um nível trófico inferior para um
superior. A base dessa cadeia é constituída pelos produtores primários, que são
organismos autotróficos, consumidos por organismos herbívoros (consumidores
primários). Os herbívoros podem ser consumidos por organismos carnívoros
(consumidores secundários), e estes, por outros carnívoros (consumidores
terciários). A cadeia se encerra com organismos saprófitas (decompositores),
que se alimentam da matéria morta proveniente de todos os níveis tróficos.
Das alternativas abaixo, qual apresenta, respectivamente, organismos
produtores e decompositores?
a) Plantas e fungos.
b) Fungos e aves.
c) Plantas e mamíferos.
d) Mamíferos e aves.
e) Mamíferos e fungos.
7- O esquema abaixo representa parte dos
organismos que constituem uma comunidade e as inter-relações que os mantêm.
Considerando esse esquema, qual das seguintes afirmativas está correta?
a) O fitoplâncton e o zooplâncton constituem o nível trófico dos
produtores.
b) Gaivotas e biguás são predadores e fazem parte do 4o nível
trófico.
c) Peixes e moluscos, por serem onívoros, são considerados consumidores
primários.
d) As bactérias e fungos são os autótrofos decompositores com maior
disponibilidade energética.
e) Os moluscos são consumidores primários, tendo a sua disposição uma
menor quantidade energética.
8- O fluxo de energia através dos níveis
tróficos de um ecossistema de mata ciliar existente na região dos Campos
Sulinos deve possuir a seguinte forma:
P =
produtor
H =
herbívoros
C = carnívoros
9- Explique com suas palavras qual a
relação entre teia alimentar, pirâmide do fluxo de energia no ambiente, ciclos
biogeoquímicos e equilíbrio ecológico.
- E
- B
- C
- B
- E
- A
- B
- A
• Distinguir
matéria orgânica viva de matéria orgânica morta (1, 3).
•
Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica
originária de vegetais (1,3).
•
Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria
orgânica nos produtores como nos consumidores (1, 2, 3, 4).
• Reconhecer
que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os
organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem a animais
(7)
•
Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização
da fotossíntese (1,2, 4).
• Associar a
fotossíntese aos produtores e à matéria orgânica produzida que alimenta a teia
alimentar (2).
•
Identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em
esquemas ou descritas em textos (5, 6, 7,9).
•
Reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o
sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza (5,7).
• Descrever
as relações alimentares que se estabelecem entre os seres vivos que participam de
cadeias e teias alimentares (3, 5, 6, 7, 9).
• Comparar
os processos pelos quais animais e vegetais utilizam a energia da matéria orgânica
(1, 2, 3, 9).
• Associar a
produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia
luminosa em energia química (1,9).
• Descrever
como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando
as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro (3, 6,9).
• Comparar
os diferentes tipos de pirâmide (de número, de massa e de energia), identificando
o que cada uma representa (8).
•
Identificar as etapas principais dos ciclos biogeoquímicos (água, carbono,
oxigênio e nitrogênio) (1, 3, 9).
Avaliação 2ºEM
1-Há milhares de anos o homem faz uso da
biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na
fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de
leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados
para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.
O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da
a)
Liberação de gás carbônico.
b)
Formação de ácido lático.
c)
Formação de água.
d)
Produção de ATP.
e)
Liberação de calor.
2- Considere os seguintes componentes
celulares:
I.
Parede celular
II.
Membrana nuclear
III.
Membrana plasmática
IV.
DNA
É correto afirmar que as células de
a)
Fungos e protozoários possuem II e IV.
b)
Bactérias e animais possuem I e II.
c)
Bactérias e protozoários possuem II e IV.
d)
Animais e fungos possuem I e III.
3- A
invenção do microscópio possibilitou várias descobetas e, graças ao surgimento
dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses
equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos,
porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
a) Possuem
parede celular e cloroplastos.
b) Possuem
material genético disperso pelo citoplasma.
c) Possuem
núcleo organizado envolto por membrana nuclear.
d) Não
possuem núcleo e não têm material genético.
e) Não
possuem clorofila e não se reproduzem.
4- A figura abaixo representa uma célula
de uma planta jovem.
Considere duas situações:
- a célula mergulhada numa solução hipertônica;
- a célula mergulhada numa solução hipotônica.
Dentre as figuras numeradas de I a III, quais representam o aspecto da
célula, respectivamente, nas situações 1 e 2?
a)
I e II.
b) I
e III.
c) II
e I.
d) III
e I.
e)
III e II.
5-
O retículo endoplasmático e o complexo de Golgi são
organelas celulares cujas funções estão relacionadas. O complexo de Golgi
a) Recebe proteínas sintetizadas no retículo
endoplasmático.
b)Envia proteínas nele sintetizadas para o retículo
endoplasmático.
c) Recebe polissacarídeos sintetizados no retículo
endoplasmático.
d)Envia polissacarídeos nele sintetizados para o
retículo endoplasmático.
e)Recebe monossacarídeos sintetizados no retículo
endoplasmático e para ele envia polissacarídeos.
6- Em 1838, Schleiden e Schwann defenderam a ideia de que plantas e animais
eram formados por células. A origem das células foi discutida, pois alguns
pesquisadores como Schwann acreditava que as células formavam-se a partir da
aglomeração de determinados tipos de substâncias. Em 1878, Walter Fleming
descreveu o processo de divisão de uma célula em duas. Com relação ao descrito,
pode-se afirmar:
I. As células são unidades morfológicas dos seres vivos.
II. A mitose é processo de divisão celular, descrito por Fleming, que
ocorre em todas as células do corpo humano.
III. As células presentes em um organismo multicelular são diferentes
quanto à forma e à função.
IV. Em todos os seres vivos, novas células se formam pela divisão
celular chamada meiose.
Está correto o que se afirma, apenas, em:
a)
I e II
b)
I e III
c)
III e II
d)
III, II e I
e)
IV e III
7- Entre
as frases a seguir, em relação à divisão celular por mitose, assinale a
incorreta.
a)Na
metáfase, todos os cromossomos, cada um com duas cromátides, encontram-se no
equador da célula em maior grau de condensação.
b)A
célula mãe dá origem a duas células filhas com metade do número de cromossomos.
c)As
células filhas são idênticas às células mãe.
d)Ocorre
nas células somáticas, tanto de animais como de vegetais.
e)É um
processo muito importante para o crescimento dos organismos
8- Explique
com suas palavras a relação entre o surgimento do câncer, a mitose e hábitos de
vida que podem prevenir ou ocasionar o surgimento de tumores cancerígenos.
- A
- A
- B
- D
- A
- B
- B
Objetivos do 1º bimestre ( perguntas que avaliam esse objetivo)
• Identificar os elementos básicos que
compõem a célula, bem como as funções de cada um desses elementos. (2,4, 5)
• Relacionar as funções vitais das
células a seus respectivos componentes (1, 3, 5)
• Reconhecer e explicar diferenças
entre células eucarióticas e procarióticas (1, 2, 3).
• Reconhecer e explicar diferenças
entre células animais e vegetais (2,3).
• Reconhecer e explicar as diferentes
funções da membrana celular (4).
• Associar a divisão celular mitótica
à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos
dos seres multicelulares (6,7).
• Relacionar a gênese de tumores e
cânceres a processos descontrolados de divisão celular (8).
• Reconhecer hábitos de vida que
guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as
maneiras mais adequadas de prevenção (8).
Avaliação 3ºEM
1- O nome científico do leão é Panthera leo, do
gato é Felis domesticus. Os dois animais pertencem a diferentes:
a) filos
b) famílias
c) ordens
d) espécies
e) reinos
2-
Os cinco cladogramas das alternativas ilustram relações filogenéticas entre os
táxons hipotéticos 1, 2, 3, 4 e 5. Quatro desses cladogramas apresentam uma
mesma hipótese filogenética. Assinale a alternativa que contém o cladograma que
apresenta hipótese filogenética diferente das demais.
3- Referente à classificação dos seres vivos em
cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos
é correto afirmar que o reino.
a)Animalia agrupa os seres vivos
unicelulares e pluricelulares, organizados em vertebrados e invertebrados.
b) Fungi é formado por seres vivos
autótrofos, como os cogumelos e os bolores.
c)Protoctista reúne as algas e os
protozoários exclusivamente pluricelulares.
d)Monera inclui as bactérias que não têm
núcleo e nem material genético.
e)Plantae agrupa seres vivos
pluricelulares, clorofilados e eucariontes.
4-Qual dos seguintes grupos inclui organismos mais
relacionados entre si?
a) filo
b) família
c) gênero
d) espécie
e)
raça
5- Lineu, em
1735, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para classificação de
seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de
categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de
nomenclatura binominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre
outras recomendações, fica estabelecido que deva ser escrito:
a) em
primeiro lugar o gênero, depois a família.
b) em
primeiro lugar o gênero, depois a espécie.
c) em
primeiro lugar a espécie, depois o gênero.
d) em
primeiro lugar a espécie, depois o filo.
e) em
qualquer sequência, gênero e filo.
6- O sistema
de classificação taxionômica ainda hoje utilizado foi elaborado por Carl Von
Linné 101 anos antes de Charles Darwin publicar A Origem das Espécies. Para
Lineu, a invariabilidade das espécies é a condição da ordem na natureza. Para
Darwin, nossas classificações deveriam se tornar, até onde for possível
adequá-las, genealogias. Já no início do atual século, o pesquisador
norte-americano Kevin de Queiroz propôs que adotássemos um novo código de
classificação, no qual se perderiam as categorias taxionômicas mais amplas do
sistema lineano (praticamente do gênero para cima) e que fosse norteado pelas
relações de proximidade evolutiva entre os seres vivos. A partir do texto,
pode-se dizer que:
a) o sistema lineano de classificação não
permite visualizar as relações de ancestralidade e descendência entre os seres
vivos.
b) mesmo após a publicação do livro de Darwin,
o sistema lineano foi mantido por esclarecer acerca das relações evolutivas
entre as espécies.
c) para Darwin, a classificação taxionômica
deveria ser readequada para que refletisse o grau de semelhança morfológica
entre as espécies.
d) para o
pesquisador Kevin de Queiroz, as espécies não têm importância quando da
construção de um sistema de classificação taxionômica.
e) Lineu
antecipou, em 101 anos, os conceitos evolutivos posteriormente postulados por
Darwin, conceitos estes atualmente questionados por Kevin de Queiroz.
7- Duas
populações de pássaros morfologicamente semelhantes e designadas por A e B
vivem em ecossistemas diferentes. Na área de transição entre esses ecossistemas
pode, ocasionalmente, ocorrer cruzamento entre membros das populações A e B com
descendentes férteis.
A partir da
análise dessa situação, um estudante aventou as seguintes hipóteses:
I. As
populações A e B podem ser subespécies ou raças de uma mesma espécie.
II. As
populações A e B podem estar em fase de especiação.
III. O DNA
das populações A e B apresenta grande semelhança.
Pode-se
considerar:
a) apenas I
viável.
b) apenas II
viável
c) apenas
III viável
d) II e III
viáveis
e) I, II e
III viáveis.
8- Explique o que são híbridos e como são gerados?
Gabarito
- D
- B
- E
- E
- B
- A
- E
•Escrever e reconhecer nomes científicos (1, 5)
•Reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na
classificação dos seres vivos (1, 3, 4, 5)
•Criar sistemas de classificação com base em características
dos seres vivos (2, 3)
•Utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos
(2,3)
•Identificar os critérios que orientaram as diferentes
teorias classificatórias, comparando-os entre si. (2, 5, 6)
•Caracterizar espécie (1, 4,7)
•Reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a
partir de critérios predeterminados. (1, 4)
•Caracterizar o que são híbridos e como são gerados (7,8)
•Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a
partir de características distintivas (3)
•Construir e interpretar árvores filogenéticas (2)
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