sábado, 22 de agosto de 2015

Plano de aula 3ºEM 24 a 28\08\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 24 a 28 de agosto de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: evolução: os seres em transformação
Conteúdo: evidências evolutivas; ideias evolucionistas de Darwin e Wallace e de Lamarck; adaptação e os mecanismos de evolução das espécies: mutação e seleção natural; fatores que interferem na constituição genética das populações: migrações, mutações, seleção e deriva gênica.
Objetivos: identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos; identificar a estreita relação entre os seres vivos e os ambientes; identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies; reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos; identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica; identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos históricos; identificar evidências do processo de evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e vestigiais); inferir que os resultados da seleção natural são a preservação e a transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente; identificar por comparação as conquistas evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros.
Estratégia: estudo de imagens e textos; jogo com situação-modelo, discussão e pesquisa orientada.
Avaliação: baseada na qualidade das manifestações, tanto orais quanto escritas, dos alunos sobre os temas abordados e na organização das informações no quadro, no resumo e no texto produzido; participação durante o jogo.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Nessa aula vamos conversar sobre as teorias do surgimento da vida na Terra. Os alunos são incentivados a propor hipóteses sobre a evolução dos seres vivos.

Após as conversas os alunos devem fazer os exercícios do capitulo dois da apostila do aluno.

Para estudar sem professora


Nenhum comentário:

Postar um comentário