Plano de aula
BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 31 de
agosto à 4 de setembro de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: evolução: os seres em
transformação
Conteúdo: evidências evolutivas; ideias
evolucionistas de Darwin e Wallace e de Lamarck; adaptação e os mecanismos de
evolução das espécies: mutação e seleção natural; fatores que interferem na constituição
genética das populações: migrações, mutações, seleção e deriva gênica.
Objetivos: identificar os mecanismos
geradores (mutação e recombinação) e fatores orientadores (seleção natural) da
grande variabilidade dos seres vivos; identificar a estreita relação entre os
seres vivos e os ambientes; identificar o papel dos isolamentos geográfico e
reprodutivo na formação de novas espécies; reconhecer as principais etapas da
evolução dos grandes grupos de organismos; identificar e caracterizar as evidências
da evolução biológica; identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de
Lamarck com base na leitura de textos históricos; identificar evidências do
processo de evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e
vestigiais); inferir que os resultados da seleção natural são a preservação e a
transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à
sobrevivência da espécie no ambiente; identificar por comparação as conquistas
evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros.
Estratégia: estudo de imagens e textos;
jogo com situação-modelo, discussão e pesquisa orientada.
Avaliação: baseada
na qualidade das manifestações, tanto orais quanto escritas, dos alunos sobre
os temas abordados e na organização das informações no quadro, no resumo e no
texto produzido; participação durante o jogo.
Duração: duas
aulas de 50 minutos cada.
Exercício de reflexão: mudanças na ilha.
Os alunos são apresentados a historia de uma ilha hipotética
e as várias transformações que podem ocorrer nesse ambiente, mudanças climáticas,
erupção de um vulcão, aumento da população humana, introdução de espécies exóticas,
etc. A cada nova mudança os alunos devem descrever o que imaginam que vai
acontecer com a fauna e a flora do lugar, demonstrando o funcionamento da
seleção natural.
Depois desse exercício os alunos devem concluir as
atividades do capitulo 2 da apostila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário