domingo, 30 de agosto de 2015

Plano de aula 3ºEM 31\8 a 4\9 2015

 Plano de aula BIOLOGIA

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 31 de agosto à 4 de setembro de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: evolução: os seres em transformação
Conteúdo: evidências evolutivas; ideias evolucionistas de Darwin e Wallace e de Lamarck; adaptação e os mecanismos de evolução das espécies: mutação e seleção natural; fatores que interferem na constituição genética das populações: migrações, mutações, seleção e deriva gênica.
Objetivos: identificar os mecanismos geradores (mutação e recombinação) e fatores orientadores (seleção natural) da grande variabilidade dos seres vivos; identificar a estreita relação entre os seres vivos e os ambientes; identificar o papel dos isolamentos geográfico e reprodutivo na formação de novas espécies; reconhecer as principais etapas da evolução dos grandes grupos de organismos; identificar e caracterizar as evidências da evolução biológica; identificar as ideias evolucionistas de Darwin e de Lamarck com base na leitura de textos históricos; identificar evidências do processo de evolução biológica (fósseis, órgãos análogos, homólogos e vestigiais); inferir que os resultados da seleção natural são a preservação e a transmissão para os descendentes das variações orgânicas favoráveis à sobrevivência da espécie no ambiente; identificar por comparação as conquistas evolutivas de um grupo de seres vivos em relação a outros.
Estratégia: estudo de imagens e textos; jogo com situação-modelo, discussão e pesquisa orientada.
Avaliação: baseada na qualidade das manifestações, tanto orais quanto escritas, dos alunos sobre os temas abordados e na organização das informações no quadro, no resumo e no texto produzido; participação durante o jogo.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Exercício de reflexão: mudanças na ilha.

Os alunos são apresentados a historia de uma ilha hipotética e as várias transformações que podem ocorrer nesse ambiente, mudanças climáticas, erupção de um vulcão, aumento da população humana, introdução de espécies exóticas, etc. A cada nova mudança os alunos devem descrever o que imaginam que vai acontecer com a fauna e a flora do lugar, demonstrando o funcionamento da seleção natural.

Depois desse exercício os alunos devem concluir as atividades do capitulo 2 da apostila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário