ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANAL (PERÍODO
DE 15/06/2020 A 19/06/2020)
IDENTIFICAÇÃO
-
Ano/Série: 1° E.M.
-
Turma(s): A, B, C
-
Componente Curricular: Biologia
-
Tempo estimado para a realização das
propostas: 1hora 30 minutos
- Professor:
Melicia Bernardino da Silva
Tema da aula:
Interferência humana e os desequilíbrios ambientais.
Habilidade
trabalhada: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população
pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem
se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.
Revisão
Passo
1:
·
Alunos com acesso a internet podem rever os vídeos de biologia
disponíveis na playlist no canal do centro de mídias de São Paulo (CMSP). Disponível no endereço: https://www.youtube.com/channel/UCkObaGgM8jacXZhoBtzOtDQ
·
Alunos
com acesso e sem acesso a internet devem procurar no livro didático de biologia
e nas atividades anteriores no caderno de biologia os conceitos básicos de
ecologia, teias e cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos, os seres vivos e
suas interações.
Passo 2:
·
Escrever
no caderno o que é ecossistema, como ele é organizado, como os seres vivos se
relacionam entre si e com os componentes não vivos, como a energia do alimento
flui no ecossistema e como os componentes não vivos (oxigênio, carbono,
nitrogênio, água, etc.) se renovam e circulam no ecossistema.
Passo 3:
·
Escrevam
no caderno como os seres humanos interferem nos ecossistemas. Existe alguma
forma das pessoas não interferirem em um ecossistema? Existe alguma forma das
pessoas viverem no ecossistema interferindo o mínimo possível? Quais atividades
humanas mais geram impacto negativo no ecossistema? Quais atitudes individuais
e de governo visão corrigir o desequilíbrio ambiental?
Nenhum comentário:
Postar um comentário