terça-feira, 16 de junho de 2020

1° E.M. Biologia - revisão do 1° bimestre

            ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANAL (PERÍODO DE 15/06/2020 A 19/06/2020)

IDENTIFICAÇÃO

- Ano/Série: 1° E.M.

- Turma(s): A, B, C

- Componente Curricular: Biologia

- Tempo estimado para a realização das propostas: 1hora 30 minutos                            

- Professor: Melicia Bernardino da Silva

 

Tema da aula: Interferência humana e os desequilíbrios ambientais.

Habilidade trabalhada: Identificar e caracterizar as maneiras pelas quais uma população pode alterar a vida de outra, e como organismos de uma mesma comunidade podem se relacionar entre si, com base na análise de situações concretas.

 

Revisão

Passo 1:  

·        Alunos com acesso a internet podem rever os vídeos de biologia disponíveis na playlist no canal do centro de mídias de São Paulo (CMSP). Disponível no endereço: https://www.youtube.com/channel/UCkObaGgM8jacXZhoBtzOtDQ

·        Alunos com acesso e sem acesso a internet devem procurar no livro didático de biologia e nas atividades anteriores no caderno de biologia os conceitos básicos de ecologia, teias e cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos, os seres vivos e suas interações.

Passo 2:

·        Escrever no caderno o que é ecossistema, como ele é organizado, como os seres vivos se relacionam entre si e com os componentes não vivos, como a energia do alimento flui no ecossistema e como os componentes não vivos (oxigênio, carbono, nitrogênio, água, etc.) se renovam e circulam no ecossistema.

Passo 3:

·        Escrevam no caderno como os seres humanos interferem nos ecossistemas. Existe alguma forma das pessoas não interferirem em um ecossistema? Existe alguma forma das pessoas viverem no ecossistema interferindo o mínimo possível? Quais atividades humanas mais geram impacto negativo no ecossistema? Quais atitudes individuais e de governo visão corrigir o desequilíbrio ambiental?


Nenhum comentário:

Postar um comentário