terça-feira, 16 de junho de 2020

Eletiva E.F. II - Vivendo Online

            ROTEIRO DE ESTUDOS SEMANAL (PERÍODO DE 15/06/2020 A 19/06/2020)

IDENTIFICAÇÃO

- Ano/Série: E.F. II.

- Turma(s): 9° e 8°

- Componente Curricular: Eletiva “Vivendo online”

- Tempo estimado para a realização das propostas: 1 hora e 30 minutos                                

- Professor: Melicia Bernardino da Silva

 

Tema da aula: Combate à desinformação

Habilidade trabalhada: Analisar— de forma crítica, e habitualmente, os textos de mídia em qualquer formato — dos impressos à internet;

 

  Introdução.

Em tempos de infodemia,( epidemia de noticias falsas) com o excesso de informações que circulam nas redes sociais, o desenvolvimento de habilidades midiáticas se torna ainda mais relevante. A educação midiática é o conjunto de habilidades para Acessar, Analisar, Criar e Participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais, como requisito fundamental para a formação do cidadão e para o fortalecimento da democracia.

Sabemos que existe uma doença grave circulando no mundo, causando sofrimento e medo nas pessoas. Infelizmente nesse cenário de caos a circulação de Fake News tem aumentado muito causando um grande descerviço e aumentando o risco que as pessoas correm. Vamos aprender a identificar e combater esse mal.

 

 Falando sobre Fake News

 

Passo 1:

·        Alunos com acesso a internet assistir ao vídeo Palavra Aberta: Combate à desinformação disponível no canal do CMSP no youtube no endereço https://www.youtube.com/watch?v=XUKrDPjbNDE

·        Alunos com e sem acesso a internet devem ler o texto disponível no endereço https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm

Passo 2: Escreva um texto ou faça um vídeo contando quais as Fake News mais comuns. Quais são as intenções dessas noticias falsas. Quem são as pessoas que compartilham ou falam como se fossem verdadeiras. Quais os perigos que essas inverdades podem causar se as pessoas acreditarem nelas.

Porque não podemos ler só o titulo de uma noticia. Qual o papel da opinião pessoal na hora de interpretar uma noticia.   

Passo 3: Agora que você pensou bastante sobre o que é Fake News e as consequências dessas desinformações nas vidas das pessoas é hora fazer algo para ajudar as pessoas. Escolha uma ou duas noticias que circulam muito nos grupos de whatsapp , no facebook ou mesmo nas conversas das pessoas. Pequise a veracidade ou falsidade dessas informações. Não precisa ser sobre a pandemia, pode ser sobre qualquer coisa. Faça um post confirmando ou alertando sobre a falsidade dessa informação. Use uma linguagem correta e mostre os lugares onde você pesquisou para verificar a noticia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário