sábado, 14 de março de 2015

plano de aula 1ºEM 16 - 20\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 16 a 20 de março 2015
SÉRIE 1ºEM

Tema: energia e matéria passam pelos seres vivos.
Conteúdo: fluxo de energia e matéria nos seres vivos.
Objetivos: extrair informações de diferentes tipos de esquemas reconhecendo a continuidade do fluxo de matéria e energia na natureza; reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos; descrever como ocorre a circulação de energia ao longo das cadeias alimentares, identificando as perdas de energia que ocorrem de um nível trófico para outro.
Estratégia: interpretação dirigida de diferentes esquemas resolução de problemas.
Avaliação: resolução de problemas análise dos esquemas construídos durante a atividade aplicação dos conceitos aprendidos em outras Situações de Aprendizagem.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Apresentação do jogo FLUXO DE ENERGIA NO AMBIENTE.
Introdução
Todo ser vivo possui em seu corpo certa quantidade de energia conseguida através da alimentação. Essa energia flui no ambiente através das cadeias e teias alimentares.
Os seres autotróficos são os únicos capazes de criar matéria orgânica (alimento) usando matéria inorgânica (gás carbônico e água) e energia da luz na fotossíntese ou energia química na quimiossíntese. Esses seres são chamados de produtores.
Os seres que não são capazes de produzir seu alimento são chamados de consumidores por que se alimentam de outros seres vivos. Decompositores são seres que se alimentam de organismos mortos liberando a matéria orgânica de volta ao ambiente.
A energia conseguida na alimentação é usada para manter o organismo vivo e para as atividades cotidianas gerando um gasto de energia. Além disso, a cada transferência de energia de um ser vivo para outro há uma perda na forma de calor. Ou seja, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da teia alimentar. Portanto, quanto mais próximo do produtor, maior a quantidade de energia disponível.
Para haver equilíbrio ambiental é necessário haver mais seres nos níveis tróficos inferiores e uma quantidade menor nos níveis tróficos superiores. Também é preciso que alguns indivíduos sobrevivam em cada nível trófico para garantir a  reprodução que proverá alimento no futuro, mantendo o fluxo de energia constante.
Regras
1.       Retirando três cartas do saco de matéria inorgânica. Cartas repetidas voltam para o saco.
2.       Quando o time tiver uma carta de luz, uma de gás carbônico, uma de água ele deve pegar uma carta de produtor e colocar no primeiro degrau da pirâmide. Essa fase representa a fotossíntese que fornece alimento para os produtores.
3.       Quando o time somar 28 pontos com os produtores ele deve colocar uma carta de consumidor primário no segundo degrau da pirâmide. As cartas não usadas de herbívoros são colocadas nos decompositores. Essa fase representa o herbívoro que se alimentou do vegetal e aqueles que morreram por não ter alimento e foram decompostos.
4.       Quando o time somar 15 pontos com o consumidor primário ele pode colocar uma carta de consumidor secundário no terceiro degrau da pirâmide. As cartas não usadas de carnívoros são colocadas nos decompositores. Essa fase representa o carnívoro que se alimentou do herbívoro e aqueles que morreram por não ter alimento e foram decompostos.
5.       Quando o time somar 6 pontos com o consumidor secundário ele pode colocar uma carta de consumidor terciário no quarto degrau da pirâmide. As cartas não usadas de consumidores secundários e terciários são colocadas no decompositor. Essa fase representa o carnívoro ou onívoro que se alimentou do herbívoro ou de outro carnívoro e aqueles que morreram por não ter alimento.
6.       Quando o time colocar uma carta nova no tabuleiro deve marcar com a cor do time. Vence o jogo o time que tiver representante em todos os níveis tróficos.
OBSERVAÇÕES:
1.       Os pontos são sempre menores que a soma dos cartões para representar a energia perdida na transferência de energia nos níveis tróficos.
2.       Sempre vai sobrar algum vivo para representar a continuidade da espécie.
3.       É preciso lembrar que é gasto energia para conseguir o alimento por esse motivo quanto maior o animal menos pontos ele fornece.
4.       É possível trabalhar conceitos de desequilíbrio ambiental, controle populacional, cadeia e teia alimentar, fluxo de energia no ambiente, fotossíntese, níveis tróficos e relações entre seres vivos com esse jogo.
Após o jogo os alunos são convidados a fazer a situação de aprendizagem 3 como lição de casa.

SUGESTÃO PARA ESTUDAR SEM PROFESSORA
Aqui tem um vídeo que explica os tipos de pirâmides usadas para representar o fluxo de energia no ambiente https://www.youtube.com/watch?v=uEESYISpNek

Nesse outro site é possível testar seus conhecimentos sobre o assunto https://djalmasantos.wordpress.com/2011/09/23/testes-sobre-cadeias-e-teias-alimentares-44/


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