Plano de aula
BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13
de março 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: definição de espécie.
Conteúdo: conceito de espécie.
Objetivos: interpretar textos; elaborar
argumentos; caracterizar espécie; reconhecer indivíduos que pertencem a uma
mesma espécie, a partir de critérios predeterminados; caracterizar o que são
híbridos e como são gerados.
Estratégia: pesquisa na internet;
discussão em grupo, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno
do aluno; texto produzido pelos alunos sobre a validade das definições de
espécie. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
Texto: Diferenciação
entre espécies.
As contínuas
alterações ambientais, ao longo dos tempos, provocam alterações dos seres
vivos, que podem levar a dois fatos principais:
Extinção da
espécie (que é a regra!) ou formação de novas espécies a partir das
pré-existentes (que é a exceção à regra).
Podemos
dizer que as consequências do processo evolutivo são:
- adaptação
das populações às condições ambientais.
- formação
de novas espécies (especiação).
Primeiro é
preciso entender que raças são populações isoladas com características
diferentes entre si, mas pertencentes a uma mesma espécie com capacidade de se
cruzarem, produzindo descendentes férteis.
O processo
de formação de raças se dá por isolamento geográfico, que de algum modo não
podem mais se encontrar e cruzarem-se. Neste período ocorre o acúmulo de
características diferentes e atuação de seleção natural.
Se durante o
isolamento geográfico começam a surgir alterações genéticas até o ponto dos
indivíduos serem incompatíveis reprodutivamente, estarão formadas novas
espécies.
Outra possibilidade
para o surgimento de uma nova espécie seria a mutação genética de um grupo de indivíduos
capazes de passar essa característica a seus descendentes. Essa é uma teoria
ainda em estudo que ganha força com descobertas como a formiga Mycocepurus
castrator no interior de São Paulo.
Sugestão para estudar sem professora
A revista
Mundo Estranho publicou uma matéria que fala sobre a mudança na definição de espécie
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-define-uma-especie-biologica.
Aproveita que
está no site da revista e dá uma olhadinha no artigo sobre nomes científicos
que prova que a zoeira não tem limites http://mundoestranho.abril.com.br/blogs/bestiario/2013/03/.
A revista
Veja traz uma reportagem sobre a descoberta de uma nova espécie de formiga. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/formiga-paulista-reforca-caso-raro-de-origem-das-especies/.
E vamos rir
um pouco...
Ou perceber
que o amor é lindo.
Ambas as imagens são do site mentirinhas.
Desafio
Quem aceitar fazer esse desafio tem duas semanas para
entregar.
Encontre a
imagem de um ser vivo pertencente a cada um dos reinos biológicos. Cole em uma
folha de sulfite, uma folha para cada ser, e escreva a classificação completa
(reino, filo classe, ordem família, gênero e espécie) de cada um.
Quem tem
dons artísticos também pode desenhar.
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