sábado, 7 de março de 2015

plano de aula 3ºEM 9 a 13\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de março 2015
SÉRIE 3º EM

Tema: definição de espécie.
Conteúdo: conceito de espécie.
Objetivos: interpretar textos; elaborar argumentos; caracterizar espécie; reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados; caracterizar o que são híbridos e como são gerados.
Estratégia: pesquisa na internet; discussão em grupo, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; texto produzido pelos alunos sobre a validade das definições de espécie. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.

Texto: Diferenciação entre espécies.
As contínuas alterações ambientais, ao longo dos tempos, provocam alterações dos seres vivos, que podem levar a dois fatos principais:
Extinção da espécie (que é a regra!) ou formação de novas espécies a partir das pré-existentes (que é a exceção à regra).
Podemos dizer que as consequências do processo evolutivo são:
- adaptação das populações às condições ambientais.
- formação de novas espécies (especiação).
Primeiro é preciso entender que raças são populações isoladas com características diferentes entre si, mas pertencentes a uma mesma espécie com capacidade de se cruzarem, produzindo descendentes férteis.
O processo de formação de raças se dá por isolamento geográfico, que de algum modo não podem mais se encontrar e cruzarem-se. Neste período ocorre o acúmulo de características diferentes e atuação de seleção natural.
Se durante o isolamento geográfico começam a surgir alterações genéticas até o ponto dos indivíduos serem incompatíveis reprodutivamente, estarão formadas novas espécies.
Outra possibilidade para o surgimento de uma nova espécie seria a mutação genética de um grupo de indivíduos capazes de passar essa característica a seus descendentes. Essa é uma teoria ainda em estudo que ganha força com descobertas como a formiga Mycocepurus castrator  no interior de São Paulo.

Sugestão para estudar sem professora 

A revista Mundo Estranho publicou uma matéria que fala sobre a mudança na definição de espécie http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-define-uma-especie-biologica.
Aproveita que está no site da revista e dá uma olhadinha no artigo sobre nomes científicos que prova que a zoeira não tem limites http://mundoestranho.abril.com.br/blogs/bestiario/2013/03/.
A revista Veja traz uma reportagem sobre a descoberta de uma nova espécie de formiga. http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/formiga-paulista-reforca-caso-raro-de-origem-das-especies/.
E vamos rir um pouco...

Ou perceber que o amor é lindo.
Ambas as imagens são do site mentirinhas.

Desafio

Quem aceitar fazer esse desafio tem duas semanas para entregar.
Encontre a imagem de um ser vivo pertencente a cada um dos reinos biológicos. Cole em uma folha de sulfite, uma folha para cada ser, e escreva a classificação completa (reino, filo classe, ordem família, gênero e espécie) de cada um.
Quem tem dons artísticos também pode desenhar.

Lembre-se das regras para escrever os nomes científicos e tenham cuidado com a ortografia. 

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