Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 30 de março a 3 de abril 2015
SÉRIE 1ºEM
Tema: revisão das situações de
aprendizagem 2 e 3.
Conteúdo: produção de matéria orgânica
no ambiente, teias e cadeias alimentares, fluxo de energia e matéria nos seres
vivos.
Objetivos: verificar aprendizagem dos
alunos.
Estratégia: jogo de perguntas e
respostas.
Avaliação: participação dos alunos e o
raciocino usado por eles para obter as respostas.
Duração: duas aulas
de 50 minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem
2 e 3. Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
- Qual a diferença entre teia e cadeia alimentar?
- Quem são os seres classificados como produtores?
- Quem são os seres classificados como consumidores?
- Quem são os seres classificados como decompositores?
- Qual a diferença entre matéria orgânica e inorgânica?
- Quais as formas de produzir matéria orgânica na natureza?
- Quais são os tipos de consumidores?
- O que aconteceria se os fungos e bactérias fossem extintos
junto com outros decompositores?
- Em uma pirâmide de fluxo de energia qual degrau tem mais
elementos e por quê?
- Por que a energia obtida com os alimentos vai diminuindo
de um nível trófico para outro?
- Faça uma teia alimentar com base na historia: Um
agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas,
passou a ter sérios problemas com as raposas que atacavam sua criação. O agricultor,
ajudado pelos vizinhos, exterminou as raposas da região. Passado pouco
tempo, houve um grande aumento no numero de pássaros e roedores que
passaram a atacar a plantação.
Depois das
perguntas será dada a oportunidade dos alunos tirarem as duvidas e de
entregarem lições atrasadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário