sexta-feira, 27 de março de 2015

plano de aula 1ºEM 30\3 a 3\4\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 30 de março a 3 de abril 2015
SÉRIE 1ºEM
Tema: revisão das situações de aprendizagem 2 e 3.
Conteúdo: produção de matéria orgânica no ambiente, teias e cadeias alimentares, fluxo de energia e matéria nos seres vivos.
Objetivos: verificar aprendizagem dos alunos.
Estratégia: jogo de perguntas e respostas.
Avaliação: participação dos alunos e o raciocino usado por eles para obter as respostas.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 2 e 3. Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
  1. Qual a diferença entre teia e cadeia alimentar?
  2. Quem são os seres classificados como produtores?
  3. Quem são os seres classificados como consumidores?
  4. Quem são os seres classificados como decompositores?
  5. Qual a diferença entre matéria orgânica e inorgânica?
  6. Quais as formas de produzir matéria orgânica na natureza?
  7. Quais são os tipos de consumidores?
  8. O que aconteceria se os fungos e bactérias fossem extintos junto com outros decompositores?
  9. Em uma pirâmide de fluxo de energia qual degrau tem mais elementos e por quê?
  10. Por que a energia obtida com os alimentos vai diminuindo de um nível trófico para outro?
  11. Faça uma teia alimentar com base na historia: Um agricultor, que possui uma plantação de milho e uma criação de galinhas, passou a ter sérios problemas com as raposas que atacavam sua criação. O agricultor, ajudado pelos vizinhos, exterminou as raposas da região. Passado pouco tempo, houve um grande aumento no numero de pássaros e roedores que passaram a atacar a plantação.


Depois das perguntas será dada a oportunidade dos alunos tirarem as duvidas e de entregarem lições atrasadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário