Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 30 de março a 3 de abril 2015
SÉRIE 2ºEM
Tema: revisão das situações de
aprendizagem 2 e 3.
Conteúdo: tipos de células, organelas
celulares e processos de obtenção de energia pelos organismos vivos.
Objetivos: verificar aprendizagem dos
alunos.
Estratégia: jogo de perguntas e
respostas.
Avaliação: participação dos alunos e o
raciocino usado por eles para obter as respostas.
Duração: duas aulas
de 50 minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem
2 e 3. Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
1. Qual o nome da organela que envolve a célula?
2. O que é solução isotônica, hipotônica e hipertônica?
3. Quais são os processos passivos, sem gasto de
energia, usados para atravessar substancias pela membrana celular?
4. Qual o processo ativo, com gasto de energia,
usado para atravessar substancia pela membrana celular?
5. Qual o
processo mediado, com ajuda da membrana, usado para atravessar substancia na
membrana celular?
6. Por que alimentos desidratados diminuem de
tamanho?
7. Qual processo químico as plantas realizam na
presença de luz?
8. Qual processo químico as plantas e os animais
realizam para obter energia?
9. O que é fermentação e que organismo a realizam?
10.
Há vários casos de pessoas presas em ambientes totalmente
fechados que morrem asfixiadas. Por que isso acontece? Se houvessem plantas
nesses ambientes as pessoas ainda morreriam?
11.
Explique em um pequeno texto (5 linhas) qual a importância
da membrana plasmática e quais as funções desempenhadas por ela.
Depois das
perguntas será dada a oportunidade dos alunos tirarem as duvidas e de
entregarem lições atrasadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário