sexta-feira, 27 de março de 2015

plano de aula 2ºEM 30\3 a 3\4\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 30 de março a 3 de abril 2015
SÉRIE 2ºEM
Tema: revisão das situações de aprendizagem 2 e 3.
Conteúdo: tipos de células, organelas celulares e processos de obtenção de energia pelos organismos vivos.
Objetivos: verificar aprendizagem dos alunos.
Estratégia: jogo de perguntas e respostas.
Avaliação: participação dos alunos e o raciocino usado por eles para obter as respostas.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 2 e 3. Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
1.      Qual o nome da organela que envolve a célula?
2.      O que é solução isotônica, hipotônica e hipertônica?
3.      Quais são os processos passivos, sem gasto de energia, usados para atravessar substancias pela membrana celular?
4.      Qual o processo ativo, com gasto de energia, usado para atravessar substancia pela membrana celular?
5.     Qual o processo mediado, com ajuda da membrana, usado para atravessar substancia na membrana celular?
6.     Por que alimentos desidratados diminuem de tamanho?
7.     Qual processo químico as plantas realizam na presença de luz?
8.     Qual processo químico as plantas e os animais realizam para obter energia?
9.     O que é fermentação e que organismo a realizam?
10.   Há vários casos de pessoas presas em ambientes totalmente fechados que morrem asfixiadas. Por que isso acontece? Se houvessem plantas nesses ambientes as pessoas ainda morreriam?
11.   Explique em um pequeno texto (5 linhas) qual a importância da membrana plasmática e quais as funções desempenhadas por ela.

Depois das perguntas será dada a oportunidade dos alunos tirarem as duvidas e de entregarem lições atrasadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário