Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a
13 de março 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: biomembranas e suas funções
Conteúdo: o papel da
membrana na interação entre célula e ambiente; tipos de transporte.
Objetivos: estabelecer a relação entre
o texto e as ilustrações; participar de discussões e mostrar respeito a
opiniões diferentes e capacidade de fazer sínteses e relações; reconhecer e
explicar as diferentes funções da membrana célula.
Estratégia: leitura de textos e
imagens; enfrentamento de situações-problema; discussão em grupos; organização
de respostas a questões para reflexão.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e participação dos alunos em discussões e
respostas às questões apresentadas. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve
iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 1. Os alunos devem
responder oralmente as seguintes questões:
1.O que é uma célula?
2.Quais coisas são formadas por células?
3.Quais estruturas estão presentes em todas as
células?
4.Qual a diferença mais marcante entre uma célula
procarionte e a eucarionte?
5.Por que os vírus não são considerados seres
vivos?
6.O que acontece com uma célula vegetal se todos
os cloroplastos dela forem retirados?
7.Qual função será prejudicada se uma célula
animal perder sua mitocôndria?
8.Qual será o prejuízo causado a uma célula
bacteriana se ela perder seu núcleo?
9.O que acontece quando varias células musculares
se unem
10.O que acontece quando órgãos especializados na
digestão trabalhão em conjunto?
11.Se comparássemos a célula com uma casa que parte
seria a membrana?
Texto:
Processo de troca entre a célula e o meio externo
Existem
substancias que devem entrar e outras que devem sair de uma célula. Para que
essas trocas aconteçam existem três possibilidades:
· Processos passivos ocorrem sem gasto de energia
já que segue uma tendência natural de igualar a quantidade interna e externa da
substancia (difusão, difusão facilitada e osmose).
· Processos ativos ocorrem com gasto de energia já
que, contrariando a tendência natural, forção o desequilíbrio de substancias
dentro e fora da célula (bomba de sódio e potássio).
· Processos mediados ocorrem por meio de vesículas
formadas pela membrana plasmática para entrada (endocitose) ou saída
(exocitose) de partículas ou microrganismos (fagocitose, pinocitose,
clasmocitose).
É bom
lembrar que:
- Solução hipertônica possui uma concentração maior de soluto.
- Solução hipotônica possui uma concentração menor de soluto.
- Solução isotônica possui uma solução equilibrada de soluto e solvente.
Após esse
texto os alunos são apresentados a situação de aprendizagem 2 do caderno do
aluno.
Sugestão para estudar sem professora
Esse vídeo é
bom para entender um pouco mais da composição da membrana plasmática. https://www.youtube.com/watch?v=1g12bqFY_gQ
Esse outro
vídeo já fala sobre os processos de transporte ativo e passivo através da
membrana plasmática. https://www.youtube.com/watch?v=QW-L5QZw56E
Esse é para
aprender cantando. https://www.youtube.com/watch?v=G_Xu1O4fMqc
Nesse
desafio você pode escolher entre duas opções e terá até duas semanas para
entregar.
Opção 1:
Quem consegue fazer uma maquete da membrana plasmática. Aqui tem alguns
modelos.
Opção 2:
Vamos fazer uma historia em quadrinhos que explique com são feitas as trocas de
substancias entre o interior e o exterior da célula. Dessa vez não tem modelos
quem aceitar esse desafio vai ter que soltar a imaginação.
Excelente aula
ResponderExcluir