sábado, 7 de março de 2015

plano de aula 2ºEM 9 a 13\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de março 2015
SÉRIE 2º EM

Tema: biomembranas e suas funções
Conteúdo: o papel da membrana na interação entre célula e ambiente; tipos de transporte.
Objetivos: estabelecer a relação entre o texto e as ilustrações; participar de discussões e mostrar respeito a opiniões diferentes e capacidade de fazer sínteses e relações; reconhecer e explicar as diferentes funções da membrana célula.
Estratégia: leitura de textos e imagens; enfrentamento de situações-problema; discussão em grupos; organização de respostas a questões para reflexão.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e participação dos alunos em discussões e respostas às questões apresentadas. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 1. Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
1.O que é uma célula?
2.Quais coisas são formadas por células?
3.Quais estruturas estão presentes em todas as células?
4.Qual a diferença mais marcante entre uma célula procarionte e a eucarionte?
5.Por que os vírus não são considerados seres vivos?
6.O que acontece com uma célula vegetal se todos os cloroplastos dela forem retirados?
7.Qual função será prejudicada se uma célula animal perder sua mitocôndria?
8.Qual será o prejuízo causado a uma célula bacteriana se ela perder seu núcleo?
9.O que acontece quando varias células musculares se unem
10.O que acontece quando órgãos especializados na digestão trabalhão em conjunto?
11.Se comparássemos a célula com uma casa que parte seria a membrana?

Texto: Processo de troca entre a célula e o meio externo
Existem substancias que devem entrar e outras que devem sair de uma célula. Para que essas trocas aconteçam existem três possibilidades:
·  Processos passivos ocorrem sem gasto de energia já que segue uma tendência natural de igualar a quantidade interna e externa da substancia (difusão, difusão facilitada e osmose).
·  Processos ativos ocorrem com gasto de energia já que, contrariando a tendência natural, forção o desequilíbrio de substancias dentro e fora da célula (bomba de sódio e potássio).
·  Processos mediados ocorrem por meio de vesículas formadas pela membrana plasmática para entrada (endocitose) ou saída (exocitose) de partículas ou microrganismos (fagocitose, pinocitose, clasmocitose).
É bom lembrar que:
  • Solução hipertônica possui uma concentração maior de soluto.
  • Solução hipotônica possui uma concentração menor de soluto.
  • Solução isotônica possui uma solução equilibrada de soluto e solvente.

Após esse texto os alunos são apresentados a situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno.
Sugestão para estudar sem professora 
Esse vídeo é bom para entender um pouco mais da composição da membrana plasmática. https://www.youtube.com/watch?v=1g12bqFY_gQ
Esse outro vídeo já fala sobre os processos de transporte ativo e passivo através da membrana plasmática. https://www.youtube.com/watch?v=QW-L5QZw56E
Esse é para aprender cantando. https://www.youtube.com/watch?v=G_Xu1O4fMqc

Desafio 
Nesse desafio você pode escolher entre duas opções e terá até duas semanas para entregar.
Opção 1: Quem consegue fazer uma maquete da membrana plasmática. Aqui tem alguns modelos.

Opção 2: Vamos fazer uma historia em quadrinhos que explique com são feitas as trocas de substancias entre o interior e o exterior da célula. Dessa vez não tem modelos quem aceitar esse desafio vai ter que soltar a imaginação. 

Um comentário: