sábado, 21 de março de 2015

plano de aula 2ºEM 23 - 27\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 23 a 27 de março 2015
SÉRIE 2ºEM
Tema: revisão das situações de aprendizagem 2 e 3.
Conteúdo: tipos de células, organelas celulares e processos de obtenção de energia pelos organismos vivos.
Objetivos: verificar aprendizagem dos alunos.
Estratégia: interpretação dirigida de diferentes esquemas resolução de problemas.
Avaliação: interpretação de texto com a utilização de conhecimentos adquiridos para resolução de problemas.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto: Cientistas descobrem como insulina interage com as células
Pesquisa descreve a maneira como hormônio se 'encaixa' em seu receptor.
Adaptado do G1, em São Paulo 09/01/2013 17h28 - Atualizado em 10/01/2013 09h 42min.

Um grupo de cientistas de vários países descobriu de que maneira a insulina interage com as células, abrindo um importante precedente para a criação de medicamentos e tratamentos mais eficazes e menos dolorosos contra o diabetes.
A descoberta foi publicada na edição desta quarta-feira (9) da revista “Nature”. O artigo descreve como a insulina muda de formato para se encaixar em seu receptor. Pela primeira vez, os cientistas compreenderam a forma complexa como a insulina utiliza seu receptor para se ligar à superfície das células.
As células do corpo humano absorvem o açúcar a partir dos alimentos ingeridos para gerar energia. No entanto, a glicose não pode penetrar a membrana celular sem a ajuda da insulina, um hormônio produzido por células endócrinas no pâncreas. Para absorver o açúcar, a maioria das células tem "receptores" de insulina que se ligam ao hormônio assim que ele entra na corrente sanguínea.
Utilizando métodos de genética molecular, os cientistas descobriram que "Tanto a insulina quanto seu receptor sofrem um rearranjo enquanto interagem", explicou o professor Mike Lawrence, Divisão de Biologia Estrutural do Instituto de Pesquisa Médica Walter e Eliza, em Melbourne, na Austrália. "Um pedaço da insulina se desdobra para fora e peças-chave de dentro do receptor se movem para envolver o hormônio. Você pode chamar isso de ‘aperto de mão molecular’".
A descoberta, explica Michel Weiss, sugere que mirando pequenas moléculas "para sinalizar as fendas” do receptor podemos permitir alternativas para injeções, bem como menos doses por dia.
Após ler a reportagem publicada no site G1 responda as perguntas.

  1.     Quando uma pessoa tem diabete o açúcar não entra de forma eficiente dentro da célula dessa forma as mitocôndrias celulares deixam de trabalhar. Qual o efeito disso para o paciente?
  2.     Os pesquisadores descobriram que a enzima responsável por permitir a passagem da glicose pela membrana sofre alterações para se ligar a molécula de açúcar. Pela descrição do texto qual é a forma de permeabilidade da membrana usada para deixar passar o açúcar para dentro da célula?
  3.     O alimento fornece matéria prima para a produção de energia dentro das células. O excesso de alimento não utilizado pelo nosso corpo é guardado na forma de células adiposas. Mesmo assim a obesidade é considerada fator de risco para diabete. Qual a relação entre obesidade e diabetes?
  4.     Para que as células eucariontes transformem a glicose em energia nas mitocôndrias é necessária a presença de oxigênio. Como é chamado esse processo e qual o resultado dessa transformação?
  5.     Como é chamado o processo de produção de moléculas de ATP sem a presença de oxigênio que é usado na produção de alimentos a base de leite? Quais organismos procariontes e quais organismos eucariontes realizam esse tipo de processo

Sugestão para estudar sem professora

No site do G1 você encontra a reportagem na integra http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/01/cientistas-descobrem-como-insulina-interage-com-celulas.html.
Para mais informações sobre a diabete visite  http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3226/-1/diabetes-mellitus-tipo-2.html.  

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