sábado, 7 de março de 2015

plano de aula 1ºEM 9 a 13\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de março 2015
SÉRIE 1º EM

Tema: produtores, consumidores, decompositores.
Conteúdo: fotossíntese, cadeias e teias alimentares, níveis tróficos.
Objetivos: identificar e descrever relações alimentares entre seres vivos e representá-las em esquemas (cadeias e teias alimentares); reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos; reconhecer o processo de decomposição e sua importância para o ambiente; identificar o significado de alguns termos técnicos da Ecologia; reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem aos animais; identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores; associar a fotossíntese aos produtores e à matéria produzida que sustenta a teia alimentar; identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos; reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza.
Estratégia: construção de esquemas; leitura dirigida de textos; comparação das relações de espécies em diferentes ambientes.
Avaliação: Participação do aluno nas atividades (pontos de participação). Resolução de problemas análise dos esquemas construídos durante a Situação de Aprendizagem aplicação dos conceitos aprendidos em outras situações. Resolução das atividades propostas na situação de aprendizagem 2 ( nota de 0- 10).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve começar com o texto que explica os dois processos de nutrição autotrófica. A professora retoma a pergunta 5 da pagina 21 e explica que além dos vegetais existem outros poucos seres que também fazem fotossíntese e também alguns que obtém seu alimento por quimiossíntese.

Texto: Além da fotossíntese.
Existem duas formas de nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.
A fotossíntese ocorre nos vegetais superiores clorofilados, nas algas, nas cianobactérias (algas azuis) e em algumas bactérias. Esta reação necessita de CO2, H2O, luz e clorofila, para que no final obtenha-se glicose (glicídio ou açúcar) e O2.
A quimiossíntese ocorre somente nas bactérias. Esta reação não necessita de luz. Primeiro as bactérias oxidam substâncias minerais (ferro, enxofre ou nitrogênio); esta reação produz a energia química que será usada para transformar CO2 e H2O em glicose (glicídio ou açúcar) e O2.
Como pode ver, sempre é produzido um glicídio. Afinal os açúcares são fonte de energia e matéria para os seres vivos.
Após a leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 2 pagina 24 em diante.
Sugestão para estudar sem professora
Esse é um vídeo bem simples mais que explica muito bem os conceitos dessa aula. https://www.youtube.com/watch?v=rV4xmhPpnSs
Esse outro vídeo já e mais acadêmico, fazendo uso de termos mais científicos, com varias dicas para quem vai fazer vestibular. https://www.youtube.com/watch?v=1uWJ3ojOPmE

Essa é para suavizar o estudo. https://www.youtube.com/watch?v=lA7Zhxd3aX8

Desafio 

Observe atentamente essa teia alimentar e depois identifique o maior numero possível de cadeias alimentares que conseguir. O prazo de entrega é de duas semanas.
Cada cadeia alimentar que você montar com os seres vivos do desenho vale um ponto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário