Plano de aula
BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13
de março 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: produtores, consumidores, decompositores.
Conteúdo: fotossíntese, cadeias e teias
alimentares, níveis tróficos.
Objetivos: identificar e descrever relações
alimentares entre seres vivos e representá-las em esquemas (cadeias e teias
alimentares); reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos;
reconhecer o processo de decomposição e sua importância para o ambiente; identificar
o significado de alguns termos técnicos da Ecologia; reconhecer que os
produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os
organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem aos
animais; identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de
matéria orgânica nos produtores como nos consumidores; associar a fotossíntese
aos produtores e à matéria produzida que sustenta a teia alimentar; identificar
níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou
descritas em textos; reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias
alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos
materiais na natureza.
Estratégia: construção de esquemas;
leitura dirigida de textos; comparação das relações de espécies em diferentes
ambientes.
Avaliação: Participação do aluno nas
atividades (pontos de participação). Resolução de problemas análise dos
esquemas construídos durante a Situação de Aprendizagem aplicação dos conceitos
aprendidos em outras situações. Resolução das atividades propostas na situação
de aprendizagem 2 ( nota de 0- 10).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve
começar com o texto que explica os dois processos de nutrição autotrófica. A
professora retoma a pergunta 5 da pagina 21 e explica que além dos vegetais
existem outros poucos seres que também fazem fotossíntese e também alguns que
obtém seu alimento por quimiossíntese.
Texto: Além
da fotossíntese.
Existem duas
formas de nutrição autotrófica: a fotossíntese e a quimiossíntese.
A
fotossíntese ocorre nos vegetais superiores clorofilados, nas algas, nas
cianobactérias (algas azuis) e em algumas bactérias. Esta reação necessita de
CO2, H2O, luz e clorofila, para que no final obtenha-se glicose (glicídio ou
açúcar) e O2.
A quimiossíntese
ocorre somente nas bactérias. Esta reação não necessita de luz. Primeiro as
bactérias oxidam substâncias minerais (ferro, enxofre ou nitrogênio); esta
reação produz a energia química que será usada para transformar CO2 e H2O em
glicose (glicídio ou açúcar) e O2.
Como pode
ver, sempre é produzido um glicídio. Afinal os açúcares são fonte de energia e
matéria para os seres vivos.
Após a
leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do
aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 2
pagina 24 em diante.
Sugestão para estudar sem professora
Esse é um
vídeo bem simples mais que explica muito bem os conceitos dessa aula. https://www.youtube.com/watch?v=rV4xmhPpnSs
Esse outro
vídeo já e mais acadêmico, fazendo uso de termos mais científicos, com varias
dicas para quem vai fazer vestibular. https://www.youtube.com/watch?v=1uWJ3ojOPmE
Essa é para
suavizar o estudo. https://www.youtube.com/watch?v=lA7Zhxd3aX8
Desafio
Observe
atentamente essa teia alimentar e depois identifique o maior numero possível de
cadeias alimentares que conseguir. O prazo de entrega é de duas semanas.
Cada cadeia
alimentar que você montar com os seres vivos do desenho vale um ponto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário