sábado, 21 de fevereiro de 2015

plano de aula 1ºEM 23- 27 \2\15


Plano de aula de Biologia

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA

Semana 23 a 27 de fevereiro 2015
SÉRIE 1º EM

Tema: Matéria orgânica e inorgânica - fotossíntese.
Conteúdo: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria.
Cadeia e teia alimentares
Objetivos: Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta
Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais
Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores.
Converter tabelas em gráficos (e vice-versa); identificar tendências em séries de dados temporais; localizar informações em livros didáticos; reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos; identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese; associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados à transformação de energia luminosa em energia química.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos, imagens e gráficos, discussão em grupos, correção das atividades da situação de aprendizagem 1, propostas no caderno do aluno volume 1.
Avaliação: Participação do aluno nas atividades (pontos de participação). Correção das atividades propostas no caderno do aluno com releitura de anotações feitas durante as atividades; análise dos gráficos construídos durante a Situação de Aprendizagem; aplicação dos conceitos aprendidos em outras situações (nota de 0 a 10 de exercício).

Duração: duas aulas de 50 minutos cada.


A sala é dividida em grupos de no máximo 5 aluno; cada aluno recebe uma imagem explicando como a horta é feita.
Após a analise das informações juntamente com a professora os alunos devem responder a um questionário enquanto a professora chama um aluno por vez para corrigir a situação de aprendizagem 1 da apostila.

Questionário


  1.  Por que a imagem sugere que as plantas menores sejam plantadas na frente das maiores?
  2.  Por que as instruções alertam sobre a direção do sol? Qual a importância do sol no cultivo das plantas?
  3.  Uma das vantagens desse tipo de horta é a facilidade para semear, aguar e colher sem pisar na terra. Por que não pisar na terra é uma vantagem? Por que a planta precisa de água?
  4.  Outra vantagem é a rotação de culturas. O que é rotação de cultura e por que isso é uma vantagem?
  5.  Quais deveriam ser os fatores controlados para que essa horta produza uma quantidade maior de vegetais em pouco espaço?
  6.  Há uma sugestão para fazer a horta suspensa facilitando o acesso de deficientes físicos. De sugestões para essa horta ser feita com matérias recicláveis ou de baixo custo que possibilite mover as culturas quando necessário.
  7.  Você já pensou em fazer uma horta em casa. Faça uma redação contando em poucas linhas quais as vantagens de ter uma horta, como ela seria feita, quais as dificuldades que você imagina ter para por esse projeto em pratica. Se você já tem a horta conte como ela foi feita, quem cuida dela, quais as verduras plantadas.
          
            Atenção:
                O prazo de entrega do desafio é essa semana na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário