sábado, 21 de fevereiro de 2015

plano de aula 2ºEM 23- 27\2\15

Plano de aula BIOLOGIA

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA

Semana 23 a 27 de fevereiro 2015
SÉRIE 2º EM

Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções diferentes.
Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros; obter e representar informações disponíveis em imagens e tabelas; identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um deles; relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes; reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas; reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no caderno do aluno volume 1; resolução de problemas; aulas expositivas dialogadas; pesquisas em diferentes fontes de informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de exercício).

Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
A sala é dividida em grupos de no máximo 5 aluno; cada aluno recebe uma imagem contendo diferentes tipos de células.
Após a analise das informações juntamente com a professora os alunos devem responder a um questionário enquanto a professora chama um aluno por vez para corrigir a situação de aprendizagem 1 da apostila.

Questionário

  1.        Quem é a célula 1? O que possibilitou a identificação?
  2.        Quem é a célula 2? O que possibilitou a identificação?
  3.        Quem é a célula 3? O que possibilitou a identificação?
  4.        Quem é a célula 4? O que possibilitou a identificação?
  5.        Por que a célula 2 é responsável pelo oxigênio?
  6.        Quais os organismos são formados pela célula 1? Quais são formados pela célula 2? Quais são formados pela célula 3? 
  7.        Por que a célula 3 acha que é parente da célula 2?
  8.        Por que a célula 4 depende das outras célula?
  9.        A célula 1 está representada como um homem, a célula 2 como uma mulher, a célula 3 como uma criança. Essas representações tem um significado ou são aleatórias? Por que a célula 4 não é representada como parte da família?

Atenção:
      O prazo de entrega do desafio é essa semana, na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário