Plano de aula
BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 23 a
27 de fevereiro 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização
celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A organização
e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os
seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções
diferentes.
Compreender
e interpretar textos de diferentes gêneros; obter e representar informações
disponíveis em imagens e tabelas; identificar os elementos básicos que compõem
a célula, bem como as funções de cada um deles; relacionar as funções vitais
das células a seus respectivos componentes; reconhecer e explicar diferenças
entre células eucarióticas e procarióticas; reconhecer e explicar diferenças
entre células animais e vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no caderno do aluno
volume 1; resolução de problemas; aulas expositivas dialogadas; pesquisas em
diferentes fontes de informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de
exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
A sala é
dividida em grupos de no máximo 5 aluno; cada aluno recebe uma imagem contendo
diferentes tipos de células.
Após a
analise das informações juntamente com a professora os alunos devem responder a
um questionário enquanto a professora chama um aluno por vez para corrigir a situação
de aprendizagem 1 da apostila.
Questionário
- Quem é a célula 1? O que possibilitou a identificação?
- Quem é a célula 2? O que possibilitou a identificação?
- Quem é a célula 3? O que possibilitou a identificação?
- Quem é a célula 4? O que possibilitou a identificação?
- Por que a célula 2 é responsável pelo oxigênio?
- Quais os organismos são formados pela célula 1? Quais são formados pela célula 2? Quais são formados pela célula 3?
- Por que a célula 3 acha que é parente da célula 2?
- Por que a célula 4 depende das outras célula?
- A célula 1 está representada como um homem, a célula 2 como uma mulher, a célula 3 como uma criança. Essas representações tem um significado ou são aleatórias? Por que a célula 4 não é representada como parte da família?
Atenção:
O prazo de entrega do desafio é essa semana, na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário