sábado, 28 de fevereiro de 2015

plano de aula 3ºEM 2-6\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6 de março 2015
SÉRIE 3º EM

Tema: definição de espécie.
Conteúdo: conceito de espécie.
Objetivos: interpretar textos; elaborar argumentos; caracterizar espécie; reconhecer indivíduos que pertencem a uma mesma espécie, a partir de critérios predeterminados; caracterizar o que são híbridos e como são gerados.
Estratégia: pesquisa na internet; discussão em grupo, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; texto produzido pelos alunos sobre a validade das definições de espécie. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 1. 
Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
  1.    Por que é importante ter um nome cientifico para identificar cada espécie?
  2.    Qual idioma é mais usado para nomear cientificamente um ser vivo?
  3.    Quais são as regras para escrever um nome cientifico?
  4.    Quais são a duas categorias taxonômicas usadas no nome cientifico?
  5.    Que criou o sistema de categorias taxonômicas usadas atualmente?
  6.    Nesse sistema de classificação qual é o maior grupo em que um ser vivo pode ser classificado? Qual é o menor grupo em que pode ser classificado?
  7.    Como é usado o sistema de classificação de Karl Linné?
  8.    Qual a utilidade de exercícios como a identificação de peixes?
  9.    Por que a professora usou a foto de dois mamíferos para fazer um exercício?
  10.    Se a classificação filogenética é o futuro por que devemos continuar estudando a forma de classificação proposta por Linné?

Após essa conversa os alunos são apresentados a situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno.
Após ler as varias definições de espécie propostas pela apostila os alunos devem ser lembrados sobre as formas como os seres vivos se reproduzem (sexuada e assexuadamente); que alguns seres vivos passam por metamorfoses em seu desenvolvimento; as diferenças mais aparentes entre machos e fêmeas de alguns seres vivos; a importância dos fosseis no estudo da evolução biológica.
Os alunos devem ser orientados a trazer na próxima semana a pesquisa proposta na pagina 20\21.

Sugestão para estudar sem professora

Nesse momento é interessante ver algumas informações curiosas.
https://www.youtube.com/watch?v=UNeO7VBmRaA esse vídeo fala sobre o cruzamento de espécies diferentes e como isso pode não ser bom para a descendência.
https://www.youtube.com/watch?v=S9mtt8wSsHw vídeo em espanhol sobre a definição de espécie biológica.

http://www.brasilescola.com/biologia/mecanismos-isolamento-reprodutivo.htm aqui temos um texto curtinho sobre isolamento reprodutivo. E outro sobre produção de híbridos http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/08/19/clique-cienciapor-que-pesquisadores-cruzam-animais-de-especies-diferentes.htm  

Como é que vamos classificar esses casos?????

Nenhum comentário:

Postar um comentário