Plano de aula
BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6
de março 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: definição de espécie.
Conteúdo: conceito de espécie.
Objetivos: interpretar textos; elaborar
argumentos; caracterizar espécie; reconhecer indivíduos que pertencem a uma
mesma espécie, a partir de critérios predeterminados; caracterizar o que são
híbridos e como são gerados.
Estratégia: pesquisa na internet;
discussão em grupo, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; texto produzido pelos alunos sobre a validade das definições
de espécie. (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem 1.
Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
- Por que é importante ter um nome cientifico para identificar cada espécie?
- Qual idioma é mais usado para nomear cientificamente um ser vivo?
- Quais são as regras para escrever um nome cientifico?
- Quais são a duas categorias taxonômicas usadas no nome cientifico?
- Que criou o sistema de categorias taxonômicas usadas atualmente?
- Nesse sistema de classificação qual é o maior grupo em que um ser vivo pode ser classificado? Qual é o menor grupo em que pode ser classificado?
- Como é usado o sistema de classificação de Karl Linné?
- Qual a utilidade de exercícios como a identificação de peixes?
- Por que a professora usou a foto de dois mamíferos para fazer um exercício?
- Se a classificação filogenética é o futuro por que devemos continuar estudando a forma de classificação proposta por Linné?
Após essa conversa os alunos são
apresentados a situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno.
Após ler as varias definições de espécie
propostas pela apostila os alunos devem ser lembrados sobre as formas como os
seres vivos se reproduzem (sexuada e assexuadamente); que alguns seres vivos
passam por metamorfoses em seu desenvolvimento; as diferenças mais aparentes
entre machos e fêmeas de alguns seres vivos; a importância dos fosseis no
estudo da evolução biológica.
Os alunos devem ser orientados a
trazer na próxima semana a pesquisa proposta na pagina 20\21.
Sugestão para estudar sem professora
Nesse momento é interessante ver algumas informações
curiosas.
https://www.youtube.com/watch?v=UNeO7VBmRaA
esse vídeo fala sobre o cruzamento de espécies diferentes e como isso pode não ser
bom para a descendência.
https://www.youtube.com/watch?v=S9mtt8wSsHw
vídeo em espanhol sobre a definição de espécie biológica.
http://www.brasilescola.com/biologia/mecanismos-isolamento-reprodutivo.htm
aqui temos um texto curtinho sobre isolamento reprodutivo. E outro sobre produção de híbridos http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2014/08/19/clique-cienciapor-que-pesquisadores-cruzam-animais-de-especies-diferentes.htm
Como é que vamos classificar esses casos?????
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