sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

plano de aula 2ºEM 9-13\2\15

Plano de aula BIOLOGIA

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de fevereiro 2015
SÉRIE 2º EM
  
Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções diferentes.
Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros;  obter e representar informações disponíveis em imagens e tabelas; identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um deles; relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes; reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas; reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e imagens, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1; resolução de problemas; aulas expositivas dialogadas; pesquisas em diferentes fontes de informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

Texto: A célula
Neste bimestre vamos estudar a estrutura e o funcionamento da unidade básica dos seres vivos, a célula. Esse estudo é chamado de citologia.
O conhecimento de que a organização celular é uma característica fundamental a todos os seres vivos é básica para a unificação a unificação dos conceitos da biologia.
A compreensão da célula como entidade formadora de todos os seres vivos e das estruturas que os compõem pode contribuir, ainda, para a compreensão de temas mais complexos como a origem da vida e questões recentes, relativas às pesquisas sobre clonagem terapêutica e a decifração do genoma humano.
Após a leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1.

Sugestão para estudar sem professora

Que tal um vídeo sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=HdOerL--O_0.  

Desafio 

Que tal fazer uma maquete ou desenho bem caprichado de células procarionte, célula vegetal e célula animal.
Os alunos que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de biologia.
Essas são algumas sugestões:
  

 Obs. Pensando no nosso meio ambiente é importante usarmos materiais reciclados e evitarmos ao máximo o isopor.

Essas imagens foram coletadas na internet e são de trabalhos feitos por alunos como vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário