Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a
13 de fevereiro 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização
celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A
organização e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os
seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções
diferentes.
Compreender
e interpretar textos de diferentes gêneros;
obter e representar informações disponíveis em imagens e tabelas;
identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de
cada um deles; relacionar as funções vitais das células a seus respectivos
componentes; reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e
procarióticas; reconhecer e explicar diferenças entre células animais e
vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e imagens, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1;
resolução
de problemas; aulas expositivas dialogadas; pesquisas em diferentes fontes de
informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de
exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto: A
célula
Neste
bimestre vamos estudar a estrutura e o funcionamento da unidade básica dos
seres vivos, a célula. Esse estudo é chamado de citologia.
O
conhecimento de que a organização celular é uma característica fundamental a
todos os seres vivos é básica para a unificação a unificação dos conceitos da
biologia.
A
compreensão da célula como entidade formadora de todos os seres vivos e das
estruturas que os compõem pode contribuir, ainda, para a compreensão de temas
mais complexos como a origem da vida e questões recentes, relativas às
pesquisas sobre clonagem terapêutica e a decifração do genoma humano.
Após a
leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do
aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1.
Sugestão para estudar sem professora
Que tal um
vídeo sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=HdOerL--O_0.
Desafio
Que tal
fazer uma maquete ou desenho bem caprichado de células procarionte, célula
vegetal e célula animal.
Os alunos
que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do
carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de
biologia.
Essas são
algumas sugestões:
Obs. Pensando no nosso meio ambiente é
importante usarmos materiais reciclados e evitarmos ao máximo o isopor.
Essas
imagens foram coletadas na internet e são de trabalhos feitos por alunos como
vocês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário