sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Plano de aula 1ºEM 9-13\2\15

Plano de aula BIOLOGIA

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELÍCIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de fevereiro 2015
SÉRIE 1º EM

Tema: Matéria orgânica e inorgânica - fotossíntese.
Conteúdo: Manutenção da vida, fluxos de energia e matéria.
Cadeia e teia alimentares
Objetivos: Distinguir matéria orgânica viva de matéria orgânica morta
Diferenciar matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de vegetais
Identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores.
Converter tabelas em gráficos (e vice-versa); identificar tendências em séries de dados temporais; localizar informações em livros didáticos; reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos; identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese; associar a produção de matéria orgânica pelos seres clorofilados a transformação de energia luminosa em energia química.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e gráficos, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1.
Avaliação: Participação do aluno nas atividades (pontos de participação). Correção das atividades propostas no caderno do aluno com releitura de anotações feitas durante as atividades; análise dos gráficos construídos durante a Situação de Aprendizagem; aplicação dos conceitos aprendidos em outras situações (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto: Produção e obtenção de matéria orgânica.
Os seres vivos obtêm as substâncias necessárias para a aquisição de energia por meio da nutrição. Essa energia permitira a realização de atividades necessárias para desenvolver, manter e reproduzir o organismo vivo.
Um ser vivo sempre alimenta outro chamado heterotrófico. Os seres autotróficos são capazes de sintetizar seu próprio alimento com substâncias inorgânicas presentes no ambiente.
A transferência de energia de um ser vivo para outro, pela alimentação, mantem um fluxo circular no ambiente que passa por níveis tróficos, iniciados geralmente nos vegetais, e permite que as substâncias, orgânicas ou inorgânicas, sejam aproveitadas por mais de um ser vivo.

Após a leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1. 

Sugestão para estudar sem professora

Que tal um vídeo sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=HE-Vaj_jpEk

Desafio 

Que tal fazer um desenho bem bonito explicando como a fotossíntese acontece. Pode ser um único desenho ou uma historia em quadrinhos ou mesmo uma maquete.
Os alunos que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de biologia.
Essas são algumas sugestões. use a imaginação e se possível materiais reciclável:
Você pode terminar essa historia com a plantinha explicando como a fotossíntese é feita e como essa energia flui pela cadeia alimentar.
Obs. Essa historinha faz parte da revista CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS e as outras imagens são do site portal do professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário