Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELÍCIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a
13 de fevereiro 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: Matéria orgânica e inorgânica -
fotossíntese.
Conteúdo: Manutenção da vida, fluxos de
energia e matéria.
Cadeia e
teia alimentares
Objetivos: Distinguir matéria orgânica
viva de matéria orgânica morta
Diferenciar
matéria orgânica originária de animais da matéria orgânica originária de
vegetais
Identificar
as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores
como nos consumidores.
Converter
tabelas em gráficos (e vice-versa); identificar tendências em séries de dados
temporais; localizar informações em livros didáticos; reconhecer o processo de
fotossíntese em vários contextos; identificar e explicar as condições e as
substâncias necessárias à realização da fotossíntese; associar a produção de
matéria orgânica pelos seres clorofilados a transformação de energia luminosa
em energia química.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e gráficos, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1.
Avaliação: Participação do aluno nas
atividades (pontos de participação). Correção das atividades propostas no
caderno do aluno com releitura de anotações feitas durante as atividades;
análise dos gráficos construídos durante a Situação de Aprendizagem; aplicação
dos conceitos aprendidos em outras situações (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto:
Produção e obtenção de matéria orgânica.
Os seres
vivos obtêm as substâncias necessárias para a aquisição de energia por meio da
nutrição. Essa energia permitira a realização de atividades necessárias para
desenvolver, manter e reproduzir o organismo vivo.
Um ser vivo
sempre alimenta outro chamado heterotrófico. Os seres autotróficos são capazes
de sintetizar seu próprio alimento com substâncias inorgânicas presentes no
ambiente.
A
transferência de energia de um ser vivo para outro, pela alimentação, mantem um
fluxo circular no ambiente que passa por níveis tróficos, iniciados geralmente
nos vegetais, e permite que as substâncias, orgânicas ou inorgânicas, sejam
aproveitadas por mais de um ser vivo.
Após a
leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do
aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1.
Sugestão para estudar sem professora
Que tal um
vídeo sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=HE-Vaj_jpEk.
Desafio
Que tal
fazer um desenho bem bonito explicando como a fotossíntese acontece. Pode ser
um único desenho ou uma historia em quadrinhos ou mesmo uma maquete.
Os alunos
que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do
carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de
biologia.
Essas são algumas sugestões. use a imaginação e se possível materiais reciclável:
Você pode terminar essa historia com a
plantinha explicando como a fotossíntese é feita e como essa energia flui pela
cadeia alimentar.
Obs.
Essa historinha faz parte da revista CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS e as outras
imagens são do site portal do professor
Nenhum comentário:
Postar um comentário