Plano de aula biologia
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 23 a
27 de fevereiro 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: Classificação dos seres vivos.
Conteúdo: Principais critérios de
classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas
atualmente.
Objetivos: Escrever e reconhecer nomes
científicos; reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação
dos seres vivos; compreender e criar sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos; utilizar chaves dicotômicas de identificação
de seres vivos.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no caderno do aluno
volume 1; resolução de problemas de classificação de objetos; identificação de seres
vivos com auxílio de chave dicotômica; pesquisa de nomes científicos, leitura e
interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados com base na
classificação dos objetos, na identificação dos seres vivos, na tabela de
identificação das espécies e nas respostas ao questionário referente ao texto
(nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
A sala é
dividida em grupos de no máximo 5 aluno; cada aluno recebe uma imagem com
golfinhos e seres humanos .
Após a analise das informações juntamente com a professora
os alunos devem responder a um questionário enquanto a professora chama um
aluno por vez para corrigir a situação de aprendizagem 1 da apostila
Questionário
- A que reino pertence os seres vivos da foto?
- Na foto, a legenda dá a entender que os golfinhos também querem ter um filho. Qual característica aproxima o bebe golfinhos do bebe humano?
- Essa característica é suficiente para classificar humanos e golfinhos na mesma espécie? Explique sua resposta.
- Quais características são compartilhadas por humanos e golfinhos?
- Quais características diferenciam golfinhos e humanos?
- A classe Mammalia possui duas ordens com animais aquáticos: Ordem Cetacea com membros anteriores transformados em nadadeiras; possuem nadadeira caudal; narina no alto da cabeça; são carnívoros ou filtradores de placton. A ordem Sirenia com membros anteriores transformados em nadadeiras; cauda achatada, que funciona como remo; herbívoros. A qual dessas ordens pertencem os golfinhos?
- Os seres humanos são classificados na ordem Primates que possuem cinco dedos nas mãos e nos pés; unhas em vez de garras; visão bem desenvolvida; postura ereta ou semiereta; cérebro bem desenvolvido em proporção ao corpo. Que outro animal é classificado na ordem Primates?
A entrega do desafio é essa semana na escola.
INTERATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E O ALUNO INCENTIVADO CONSCIENTIZADO O ALUNO A BUSCA E APRENDEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR O ALUNO, OS DEBATEDORES NATOS , QUE NÃO VEEM A HORA DE PARTIREM PARA UMA DISCUSSÃO MAIS PRODUTIVAS , E OS DESINTERESSADOS PELO TEMA,QUE SE SENTEM OPRIMIDOS COM OBRIGACOÊS DE FALAR E PODEM DAR DECLARAÇOÊS FUNDAMENTAIS
ResponderExcluirINTERATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E O ALUNO INCENTIVADO CONSCIENTIZADO O ALUNO A BUSCA E APRENDEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR O ALUNO, OS DEBATEDORES NATOS , QUE NÃO VEEM A HORA DE PARTIREM PARA UMA DISCUSSÃO MAIS PRODUTIVAS , E OS DESINTERESSADOS PELO TEMA,QUE SE SENTEM OPRIMIDOS COM OBRIGACOÊS DE FALAR E PODEM DAR DECLARAÇOÊS FUNDAMENTAIS
ResponderExcluir