sábado, 21 de fevereiro de 2015

plano de aula 3ºEM 23- 27\2\15

Plano de aula biologia
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA

Semana 23 a 27 de fevereiro 2015
SÉRIE 3º EM

Tema: Classificação dos seres vivos.
Conteúdo: Principais critérios de classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas atualmente.
Objetivos: Escrever e reconhecer nomes científicos; reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos; compreender e criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos; utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no caderno do aluno volume 1; resolução de problemas de classificação de objetos; identificação de seres vivos com auxílio de chave dicotômica; pesquisa de nomes científicos, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados com base na classificação dos objetos, na identificação dos seres vivos, na tabela de identificação das espécies e nas respostas ao questionário referente ao texto (nota de 0 a 10 de exercício).

Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

A sala é dividida em grupos de no máximo 5 aluno; cada aluno recebe uma imagem com golfinhos e seres humanos .
Após a analise das informações juntamente com a professora os alunos devem responder a um questionário enquanto a professora chama um aluno por vez para corrigir a situação de aprendizagem 1 da apostila

Questionário

  1.        A que reino pertence os seres vivos da foto?
  2.        Na foto, a legenda dá a entender que os golfinhos também querem ter um filho. Qual característica aproxima o bebe golfinhos do bebe humano?
  3.        Essa característica é suficiente para classificar humanos e golfinhos na mesma espécie? Explique sua resposta.
  4.        Quais características são compartilhadas por humanos e golfinhos?
  5.        Quais características diferenciam golfinhos e humanos?
  6.        A classe Mammalia possui duas ordens com animais aquáticos: Ordem Cetacea com membros anteriores transformados em nadadeiras; possuem nadadeira caudal; narina no alto da cabeça; são carnívoros ou filtradores de placton. A ordem Sirenia com membros anteriores transformados em nadadeiras; cauda achatada, que funciona como remo; herbívoros. A qual dessas ordens pertencem os golfinhos?
  7.        Os seres humanos são classificados na ordem Primates que possuem cinco dedos nas mãos e nos pés; unhas em vez de garras; visão bem desenvolvida; postura ereta ou semiereta; cérebro bem desenvolvido em proporção ao corpo. Que outro animal é classificado na ordem Primates? 
Atenção:
      A entrega do desafio é essa semana na escola.

2 comentários:

  1. INTERATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E O ALUNO INCENTIVADO CONSCIENTIZADO O ALUNO A BUSCA E APRENDEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR O ALUNO, OS DEBATEDORES NATOS , QUE NÃO VEEM A HORA DE PARTIREM PARA UMA DISCUSSÃO MAIS PRODUTIVAS , E OS DESINTERESSADOS PELO TEMA,QUE SE SENTEM OPRIMIDOS COM OBRIGACOÊS DE FALAR E PODEM DAR DECLARAÇOÊS FUNDAMENTAIS

    ResponderExcluir
  2. INTERATIVIDADE ENTRE PROFESSOR E O ALUNO INCENTIVADO CONSCIENTIZADO O ALUNO A BUSCA E APRENDEM NOVAS FORMAS DE ENSINAR O ALUNO, OS DEBATEDORES NATOS , QUE NÃO VEEM A HORA DE PARTIREM PARA UMA DISCUSSÃO MAIS PRODUTIVAS , E OS DESINTERESSADOS PELO TEMA,QUE SE SENTEM OPRIMIDOS COM OBRIGACOÊS DE FALAR E PODEM DAR DECLARAÇOÊS FUNDAMENTAIS

    ResponderExcluir