sábado, 28 de fevereiro de 2015

plano de aula 1ºEM 2- 6\3\15

Plano de aula biologia
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6 de março 2015
SÉRIE 1º EM

Tema: produtores, consumidores, decompositores.
Conteúdo: fotossíntese, cadeias e teias alimentares, níveis tróficos.
Objetivos: identificar e descrever relações alimentares entre seres vivos e representá-las em esquemas (cadeias e teias alimentares); reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos; reconhecer o processo de decomposição e sua importância para o ambiente; identificar o significado de alguns termos técnicos da Ecologia; reconhecer que os produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem aos animais; identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de matéria orgânica nos produtores como nos consumidores; associar a fotossíntese aos produtores e à matéria produzida que sustenta a teia alimentar; identificar níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou descritas em textos; reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos materiais na natureza.
Estratégia: construção de esquemas; leitura dirigida de textos; comparação das relações de espécies em diferentes ambientes.
Avaliação: Participação do aluno nas atividades (pontos de participação). Resolução de problemas análise dos esquemas construídos durante a Situação de Aprendizagem aplicação dos conceitos aprendidos em outras situações.
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem1.
Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
  1.    De exemplos de matéria orgânica viva e matéria orgânica morta.
  2.    De exemplos de matéria orgânica originaria de vegetais e de matéria orgânica originaria de animais.
  3.    Quais substâncias são necessárias para a produção de matéria orgânica nos vegetais?
  4.    Quais compostos resultam da fotossíntese?
  5.    De três exemplos da importância da fotossíntese para a vida na terra.
  6.    Por que o solo deve ser adubado se para produzir seu alimento a planta precisa só de água, gás carbônico e luz?
  7.    Por que a apostila mostra gráficos comparativos entre o crescimento do pintinho e de uma planta?
  8.    Qual a importância de analisarmos um gráfico sobre a quantidade de oxigênio dissolvido na água de um lago?
  9.    Qual a importância de comparar tabelas que demonstram a influencia do gás carbônico, da luz e do oxigênio no crescimento de plantas.
  10.    Por que estudar formas de fazer uma horta é importante nesse momento?

Após essa conversa os alunos são apresentados a situação de aprendizagem 2 do caderno do aluno.
As atividades devem ser feitas até a página 23.
Os alunos devem ser lembrados do roteiro de experimentação da pagina 28. É necessária que a preparação do experimento se inicie essa semana para que os resultados sejam discutidos na semana seguinte.

Sugestão para estudar sem professora

Quer aprender um pouco mais sobre teias e cadeias alimentares. Aqui vão umas dicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário