Plano de aula biologia
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6
de março 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: produtores, consumidores, decompositores.
Conteúdo: fotossíntese, cadeias e teias
alimentares, níveis tróficos.
Objetivos: identificar e descrever relações
alimentares entre seres vivos e representá-las em esquemas (cadeias e teias
alimentares); reconhecer o processo de fotossíntese em vários contextos;
reconhecer o processo de decomposição e sua importância para o ambiente; identificar
o significado de alguns termos técnicos da Ecologia; reconhecer que os
produtores de matéria orgânica não são apenas as plantas, mas todos os
organismos clorofilados, assim como os consumidores não se restringem aos
animais; identificar as substâncias necessárias tanto para a produção de
matéria orgânica nos produtores como nos consumidores; associar a fotossíntese
aos produtores e à matéria produzida que sustenta a teia alimentar; identificar
níveis tróficos em cadeias e teias alimentares representadas em esquemas ou
descritas em textos; reconhecer, nos esquemas que representam cadeias e teias
alimentares, que o sentido das setas indica como se dá a circulação dos
materiais na natureza.
Estratégia: construção de esquemas;
leitura dirigida de textos; comparação das relações de espécies em diferentes
ambientes.
Avaliação: Participação do aluno nas
atividades (pontos de participação). Resolução de problemas análise dos
esquemas construídos durante a Situação de Aprendizagem aplicação dos conceitos
aprendidos em outras situações.
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
A aula deve iniciar com uma revisão da situação de aprendizagem1.
Os alunos devem responder oralmente as seguintes questões:
- De exemplos de matéria orgânica viva e matéria orgânica morta.
- De exemplos de matéria orgânica originaria de vegetais e de matéria orgânica originaria de animais.
- Quais substâncias são necessárias para a produção de matéria orgânica nos vegetais?
- Quais compostos resultam da fotossíntese?
- De três exemplos da importância da fotossíntese para a vida na terra.
- Por que o solo deve ser adubado se para produzir seu alimento a planta precisa só de água, gás carbônico e luz?
- Por que a apostila mostra gráficos comparativos entre o crescimento do pintinho e de uma planta?
- Qual a importância de analisarmos um gráfico sobre a quantidade de oxigênio dissolvido na água de um lago?
- Qual a importância de comparar tabelas que demonstram a influencia do gás carbônico, da luz e do oxigênio no crescimento de plantas.
- Por que estudar formas de fazer uma horta é importante nesse momento?
Após essa conversa os alunos são apresentados a situação de
aprendizagem 2 do caderno do aluno.
As atividades devem ser feitas até a página 23.
Os alunos devem ser lembrados do roteiro de experimentação
da pagina 28. É necessária que a preparação do experimento se inicie essa
semana para que os resultados sejam discutidos na semana seguinte.
Sugestão para estudar sem professora
Quer aprender um pouco mais sobre teias e cadeias
alimentares. Aqui vão umas dicas:
- Esses vídeos são duas partes de um desenho sobre cadeia alimentar na savana africana: https://www.youtube.com/watch?v=dfw6b8yyLa0 , https://www.youtube.com/watch?v=7W4fscIE_DQ .Infelizmente nesse vídeo eles não falam dos decompositores e não explicam que a seta indica o fluxo de energia na teia alimentar.
- Tem um joguinho legal sobre isso em: http://www.gameseducativos.com/quem-come-o-que/ciencias, http://jogolandia.org/jogos-de-luta/food-chain_v574666.
- é para rir um pouco vai o vídeo dos alunos muito animados.
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