Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a
13 de fevereiro 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: Classificação dos seres vivos.
Conteúdo: Principais critérios de
classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas
atualmente.
Objetivos: Escrever e reconhecer nomes
científicos; reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação
dos seres vivos; compreender e criar sistemas de classificação com base em
características dos seres vivos; utilizar chaves dicotômicas de identificação
de seres vivos.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e imagens, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1;
resolução
de problemas de classificação de objetos; identificação de seres vivos com
auxílio de chave dicotômica; pesquisa de nomes científicos, leitura e
interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados com base na
classificação dos objetos, na identificação dos seres vivos, na tabela de
identificação das espécies e nas respostas ao questionário referente ao texto
(nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
Texto:
Classificação biológica
Biodiversidade
é a variedade de espécies de todos os seres vivos de determinado lugar ou do
planeta como um todo.
Dada a
grande variedade de seres vivos os cientistas os organizam para facilitar o seu
estudo e para estabelecer a filogênese ( filo= raça, gênese= origem), isto é, a
possível sequencia em que os seres vivos surgiram, tentando mostrar a historia
evolutiva de cada grupo.
Um grande
marco na classificação dos seres vivos foi estabelecido à partir de 1735, com
os trabalhos do medico e professor sueco Carl Von Linné. Ele propôs um sistema
de classificação dos seres vivos que, embora artificial, é empregado até hoje,
com modificações.
No sistema
de Lineu os seres são classificados em espécie, gênero, família, ordem, classe,
filo, e reino.
Atualmente a
tendência dos sistematas é adotar uma forma de classificação biológica conhecida
como filogenética que se baseia no parentesco evolutivo das espécies. Essa classificação
é representada graficamente por árvores filogenéticas.
Após a
leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do
aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1.
Sugestão para estudar se professora
Que tal alguns vídeos sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=wXdsDsUiTl4,
fala sobre a classificação criada por Lineu e a nomenclatura com dois nomes. https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM
fala sobre a filogenia e como ela classifica os seres vivos.
Para quem tem paciência esse vídeo é bem completo mostrando
como a classificação de Lineu se une a filogenia: https://www.youtube.com/watch?v=nMpV_SbUW28.
Desafio
Que tal
fazer um cartaz bem caprichado sobre a classificação dos seres vivos usando o método
lineano ou da filogenia. Não se esqueça das regras para escrever nomes científicos.
Os alunos
que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do
carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de
biologia.
Essas são
algumas sugestões mais você deve usar sua criatividade e sempre que possível materiais reciclaveis:
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