sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

plano de aula 3ºEM 9-13\2\15

Plano de aula BIOLOGIA

E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 9 a 13 de fevereiro 2015
SÉRIE 3º EM

Tema: Classificação dos seres vivos.
Conteúdo: Principais critérios de classificação, regras de nomenclatura e categorias taxonômicas reconhecidas atualmente.
Objetivos: Escrever e reconhecer nomes científicos; reconhecer as categorias taxonômicas utilizadas na classificação dos seres vivos; compreender e criar sistemas de classificação com base em características dos seres vivos; utilizar chaves dicotômicas de identificação de seres vivos.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e imagens, discussão em grupos, atividades propostas no caderno do aluno volume 1; resolução de problemas de classificação de objetos; identificação de seres vivos com auxílio de chave dicotômica; pesquisa de nomes científicos, leitura e interpretação de textos.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados com base na classificação dos objetos, na identificação dos seres vivos, na tabela de identificação das espécies e nas respostas ao questionário referente ao texto (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

Texto: Classificação biológica
Biodiversidade é a variedade de espécies de todos os seres vivos de determinado lugar ou do planeta como um todo.
Dada a grande variedade de seres vivos os cientistas os organizam para facilitar o seu estudo e para estabelecer a filogênese ( filo= raça, gênese= origem), isto é, a possível sequencia em que os seres vivos surgiram, tentando mostrar a historia evolutiva de cada grupo.
Um grande marco na classificação dos seres vivos foi estabelecido à partir de 1735, com os trabalhos do medico e professor sueco Carl Von Linné. Ele propôs um sistema de classificação dos seres vivos que, embora artificial, é empregado até hoje, com modificações.
No sistema de Lineu os seres são classificados em espécie, gênero, família, ordem, classe, filo, e reino.
Atualmente a tendência dos sistematas é adotar uma forma de classificação biológica conhecida como filogenética que se baseia no parentesco evolutivo das espécies. Essa classificação é representada graficamente por árvores filogenéticas.
Após a leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1.

Sugestão para estudar se professora

Que tal alguns vídeos sobre a aula de hoje: https://www.youtube.com/watch?v=wXdsDsUiTl4, fala sobre a classificação criada por Lineu e a nomenclatura com dois nomes. https://www.youtube.com/watch?v=N1yas3w5SGM fala sobre a filogenia e como ela classifica os seres vivos.
Para quem tem paciência esse vídeo é bem completo mostrando como a classificação de Lineu se une a filogenia: https://www.youtube.com/watch?v=nMpV_SbUW28.

Desafio

Que tal fazer um cartaz bem caprichado sobre a classificação dos seres vivos usando o método lineano ou da filogenia. Não se esqueça das regras para escrever nomes científicos.
Os alunos que toparem o desafio podem levar seus trabalhos na escola na semana depois do carnaval para expor aos colegas e receber uma nota extra na matéria de biologia.

Essas são algumas sugestões mais você deve usar sua criatividade e sempre que possível materiais reciclaveis:

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