Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6 de março 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização
celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A organização
e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os
seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções
diferentes.
Compreender
e interpretar textos de diferentes gêneros; obter e representar informações
disponíveis em imagens e tabelas; identificar os elementos básicos que compõem
a célula, bem como as funções de cada um deles; relacionar as funções vitais
das células a seus respectivos componentes; reconhecer e explicar diferenças
entre células eucarióticas e procarióticas; reconhecer e explicar diferenças
entre células animais e vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de
textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no
caderno do aluno volume 1; resolução de problemas; aulas expositivas
dialogadas; pesquisas em diferentes fontes de informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas
atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no
caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de
exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.
Texto: Organização
e o funcionamento de uma célula eucariótica
Uma célula
possui varias estruturas, órgãos minúsculos, que desempenham funções
especificas. A membrana plasmática e que envolve a célula demarcando o
citoplasma onde as organelas se organizam.
Retículo
endoplasmático: síntese de moléculas orgânicas, proteínas, lipídios e
glicoproteínas, entre outras. Constituído de canais por onde circulam proteínas
e outras substâncias.
Complexo
golgiense: empacotamento e distribuição de substâncias para diferentes locais
no interior da célula e para exportação.
Mitocôndrias:
respiração celular. Síntese de ATP (adenosina trifosfato).
Cloroplastos:
fotossíntese e produção de glicose, utilizando-se de gás carbônico e água;
Lisossomos:
digestão intracelular e reciclagem de estruturas celular
Se
compararmos as estruturas de uma célula com os elementos presentes em uma
cidade a membrana plasmática seria o perímetro urbano, ao passo que o
citoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com
seus habitantes.
Retículo
endoplasmático: assemelha-se a ruas e avenidas, porque por ele circulam
proteínas e lipídios, importantes para diversas funções celulares.
Complexo
golgiense: parece-se com um armazém ou silo, porque processa, embala e estoca
proteínas que serão enviadas para certas regiões da célula ou para fora dela.
Mitocôndrias:
estas são a central energética, porque nelas acontece à produção de ATP,
molécula que será empregada em diversos processos celulares.
Cloroplastos:
estes são comparáveis a uma casa com aquecimento solar, porque absorve do Sol
(ou da luz) a energia e a transformam em açúcares que, posteriormente, serão
oxidados para a geração de energia e calor.
Lisossomos:
estes podem ser classificados como restaurantes e lanchonetes, porque neles
ocorre o processo de digestão celular.
Após a
leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do
aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1,
à partir da pagina 13.
Sugestão para estudar sem professora
- Esse é um vídeo muito bom para entender as organelas ( órgãos da célula): https://www.youtube.com/watch?v=dBNw3LBjICI.
- Que tal um quiz rápido sobre organelas celulares: http://rachacuca.com.br/quiz/108420/organelas-da-celula-vegetal/ , http://rachacuca.com.br/quiz/29921/biologia-celulas-tecidos-e-sistemas/,
- Aqui tem algo para relaxar. O teatro está escuro mais os diálogos valem e de bônus tem uma paródia:
Nenhum comentário:
Postar um comentário