sábado, 28 de fevereiro de 2015

plano de aula 2ºEM 2- 6\3\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 2 a 6 de março 2015
SÉRIE 2º EM

Tema: Unidade básica dos seres vivos.
Conteúdo: A organização celular como característica fundamental de todas as formas vivas
A organização e o funcionamento dos tipos básicos de células
Objetivos: Reconhecer que todos os seres vivos são formados por células e as células apresentam formas e funções diferentes.
Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros; obter e representar informações disponíveis em imagens e tabelas; identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um deles; relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes; reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas; reconhecer e explicar diferenças entre células animais e vegetais.
Estratégia: Leitura e interpretação de textos e imagens, discussão em grupos, correção das atividades propostas no caderno do aluno volume 1; resolução de problemas; aulas expositivas dialogadas; pesquisas em diferentes fontes de informação; discussões coletivas.
Avaliação: participação do aluno nas atividades (pontos de participação) e correção das atividades propostas no caderno do aluno; resolução dos problemas apresentados (nota de 0 a 10 de exercício).
Duração: duas aulas de 50minutos cada.

Texto: Organização e o funcionamento de uma célula eucariótica
Uma célula possui varias estruturas, órgãos minúsculos, que desempenham funções especificas. A membrana plasmática e que envolve a célula demarcando o citoplasma onde as organelas se organizam.
Retículo endoplasmático: síntese de moléculas orgânicas, proteínas, lipídios e glicoproteínas, entre outras. Constituído de canais por onde circulam proteínas e outras substâncias.
Complexo golgiense: empacotamento e distribuição de substâncias para diferentes locais no interior da célula e para exportação.
Mitocôndrias: respiração celular. Síntese de ATP (adenosina trifosfato).
Cloroplastos: fotossíntese e produção de glicose, utilizando-se de gás carbônico e água;
Lisossomos: digestão intracelular e reciclagem de estruturas celular
Se compararmos as estruturas de uma célula com os elementos presentes em uma cidade a membrana plasmática seria o perímetro urbano, ao passo que o citoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.
Retículo endoplasmático: assemelha-se a ruas e avenidas, porque por ele circulam proteínas e lipídios, importantes para diversas funções celulares.
Complexo golgiense: parece-se com um armazém ou silo, porque processa, embala e estoca proteínas que serão enviadas para certas regiões da célula ou para fora dela.
Mitocôndrias: estas são a central energética, porque nelas acontece à produção de ATP, molécula que será empregada em diversos processos celulares.
Cloroplastos: estes são comparáveis a uma casa com aquecimento solar, porque absorve do Sol (ou da luz) a energia e a transformam em açúcares que, posteriormente, serão oxidados para a geração de energia e calor.
Lisossomos: estes podem ser classificados como restaurantes e lanchonetes, porque neles ocorre o processo de digestão celular.
Após a leitura do texto os alunos juntamente com a professora farão uso do caderno do aluno fornecido pelo estado de São Paulo, volume 1, situação de aprendizagem 1, à partir da pagina 13.

Sugestão para estudar sem professora





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