Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 25 –
29 de maio de 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: equilíbrio dinâmico das populações.
Conteúdo: relações ecológicas; dinâmica
populacional; controle biológico.
Objetivos: ler e interpretar textos e
gráficos; analisar séries temporais representadas em tabelas e gráficos;
visualizar gráfica e quantitativamente as relações ecológicas estudadas;
reconhecer o controle biológico em plantações; reconhecer fatores que afetam o
tamanho das populações de seres vivos.
Estratégia: construção e análise de gráficos;
análise de esquemas que representam resultados experimentais.
Avaliação: aplicação dos conceitos
trabalhados em situações diferenciadas; avaliação dos gráficos construídos ao
longo da Situação de Aprendizagem; análise de resultados experimentais.
Duração: duas aulas
de 50 minutos cada.
Fatores bióticos observados:_________________________________
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Relações ecológicas observadas:_____________________________
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Observar e anotar se a vegetação foi introduzida ou é nativa:
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Registro através de desenho da disposição da vegetação:
Observar o solo, verificar se tem muita ou pouca matéria orgânica. (Para isso, cave um pequeno buraco).
________________________________________________________
Desenhar um animal observado e descrever suas características:
Animal:__________________________________________________
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Algo para pensar:
1. Os alunos
são levados até uma área verde dentro da escola.
2. Organizar
os alunos em grupos de 5 componentes e orientá-los a:
a) Medir e
marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada
grupo).
b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e
registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, etc.
Local pesquisado:_________________________________________
Fatores abióticos observados:_______________________________
________________________________________________________
Fatores abióticos observados:_______________________________
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Temperatura
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Horário
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Valor observado
em graus Celsius
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Intensidade
luminosa
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Horário
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Valor indicado no
luxímetro e/ou observação
da incidência de luz |
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Fatores bióticos observados:_________________________________
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Relações ecológicas observadas:_____________________________
_________________________________________________________
Observar e anotar se a vegetação foi introduzida ou é nativa:
________________________________________________________
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Registro através de desenho da disposição da vegetação:
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Observar o solo, verificar se tem muita ou pouca matéria orgânica. (Para isso, cave um pequeno buraco).
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Desenhar um animal observado e descrever suas características:
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Animal:__________________________________________________
________________________________________________________
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c) Realizar
a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemplo.
5. Organizar
as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros
disponibilizados pelo professor.
6. Pedir
para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo.
Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a
quantidade de matéria orgânica no solo, animais encontrados, etc.
7. Os alunos
devem ser orientados a ler o capitulo 6 da apostila para a próxima aula.
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