sábado, 23 de maio de 2015

Plano de aula 1º EM 25 a 29\5\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 25 – 29 de maio de 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: equilíbrio dinâmico das populações.
Conteúdo: relações ecológicas; dinâmica populacional; controle biológico.  
Objetivos: ler e interpretar textos e gráficos; analisar séries temporais representadas em tabelas e gráficos; visualizar gráfica e quantitativamente as relações ecológicas estudadas; reconhecer o controle biológico em plantações; reconhecer fatores que afetam o tamanho das populações de seres vivos.
Estratégia: construção e análise de gráficos; análise de esquemas que representam resultados experimentais.
Avaliação: aplicação dos conceitos trabalhados em situações diferenciadas; avaliação dos gráficos construídos ao longo da Situação de Aprendizagem; análise de resultados experimentais.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.
1. Os alunos são levados até uma área verde dentro da escola.

2. Organizar os alunos em grupos de 5 componentes e orientá-los a:

a) Medir e marcar com barbante e vareta uma área de 1m2 (área de estudo de campo de cada grupo).

b) Verificar o que se pede no roteiro, executar e registrar de diferentes formas: por escrito, em desenhos, fotografando, etc.

Local pesquisado:_________________________________________

Fatores abióticos observados:_______________________________

________________________________________________________



Temperatura
Horário
Valor observado em graus Celsius


Intensidade luminosa
Horário
Valor indicado no luxímetro e/ou observação
da incidência de luz




Fatores bióticos observados:_________________________________

_________________________________________________________

Relações ecológicas observadas:_____________________________

_________________________________________________________

Observar e anotar se a vegetação foi introduzida ou é nativa:

________________________________________________________

________________________________________________________

Registro através de desenho da disposição da vegetação:

 








 

Observar o solo, verificar se tem muita ou pouca matéria orgânica. (Para isso, cave um pequeno buraco).

________________________________________________________

Desenhar um animal observado e descrever suas características:

 








    

Animal:__________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

_______________________________________________________

c) Realizar a coleta de folhas caídas e/ou animais mortos, como insetos, por exemplo.

5. Organizar as diferentes informações e buscar alguns dados específicos nos livros disponibilizados pelo professor.

6. Pedir para que o grupo aponte brevemente o que foi mais significativo em seu estudo. Exemplos: uma planta que despertou a curiosidade, a sensação térmica, a quantidade de matéria orgânica no solo, animais encontrados, etc.


7. Os alunos devem ser orientados a ler o capitulo 6 da apostila para a próxima aula.

Para estudar sem professora

Agora um vídeo sobre equilíbrio de populações:
Algo para pensar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário