sábado, 23 de maio de 2015

Plano de aula 2º EM 25 a 29\5\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 25 – 29 de maio 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: as ideias de Mendel.
Conteúdo: transmissão das características hereditárias e as leis de Mendel.
Objetivos: propor e testar hipóteses sobre herança, aplicando as leis de Mendel; conceituar gene, alelo, homozigoto, heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo; prever os resultados de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel.
Estratégia: leitura de texto; elaboração de relatório escrito, com síntese das discussões em sala; resolução de problemas de genética; análise de textos, tabelas e esquemas envolvendo o trabalho de Mendel; trabalho em duplas ou trios; debate em grande grupo; realização de atividades na internet.
Avaliação: respostas às questões propostas durante a atividade; participação, cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas; registro escrito das conclusões; participação individual nas discussões e nos exercícios propostos; participação em duplas e grupos maiores.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

1) Em uma aula expositiva, debater a finalidade da coleta de dados científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se chegar a uma conclusão;

2) Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório:
a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.
c) Introdução: pequeno texto indicando quais estudos vem sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.
d) Material e métodos: descrição e montagem da coleta de dados.
e) Resultados: registros das observações feitas durante a coleta de dados. Deve-se registrar a forma como os dados foram colhidos (recolhimento de materiais, entrevistas, pesquisa em documentos, etc.) e fazer a tabulação destes para posterior analise.
f) Conclusão: deve conter a explicação para o que forem observados, baseando-se nos dados obtidos e em pesquisas bibliográficas.

g) Bibliografia: livros ou publicações utilizados nas pesquisas.

4) Nessa aula a professora irá demostrar como a união dos genes dos pais forma o DNA dos filhos.
Para isso é necessário entender o significado de:

5) Após explicar algumas definições de termos usados em genética a professora juntamente com a sala lê o texto presente no capitulo 6 da apostila e realiza os exercícios.

6) Os alunos são instruídos a fazer uma pesquisa entre os familiares sobre características genéticas e fazer um relatório nos moldes apresentados anteriormente.

Estudar sem professora

Nesse link você vai encontrar informações sobre aconselhamento genético pré natal:
Agora você vai saber porque existem poucos bruxos:
Esse vídeo é para saber a utilidade dos estudos de genética.





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