Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 25 –
29 de maio 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: as ideias de Mendel.
Conteúdo: transmissão das
características hereditárias e as leis de Mendel.
Objetivos: propor e testar hipóteses
sobre herança, aplicando as leis de Mendel; conceituar gene, alelo, homozigoto,
heterozigoto, dominante, recessivo, genótipo e fenótipo; prever os resultados
de cruzamentos genéticos baseados nas leis de Mendel.
Estratégia: leitura de texto;
elaboração de relatório escrito, com síntese das discussões em sala; resolução
de problemas de genética; análise de textos, tabelas e esquemas envolvendo o
trabalho de Mendel; trabalho em duplas ou trios; debate em grande grupo;
realização de atividades na internet.
Avaliação: respostas às questões
propostas durante a atividade; participação, cooperação e interesse no desenvolvimento
das atividades propostas; registro escrito das conclusões; participação
individual nas discussões e nos exercícios propostos; participação em duplas e
grupos maiores.
1) Em uma aula expositiva, debater a finalidade da coleta de dados
científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se
chegar a uma conclusão;
2) Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório:
a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições
da localidade, pois podem interferir no experimento.
b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para
possíveis questionamentos.
c) Introdução: pequeno texto indicando quais estudos vem sendo feitos
e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que
razões.
d) Material e métodos: descrição e montagem da coleta de dados.
e) Resultados: registros das observações feitas durante a coleta de
dados. Deve-se registrar a forma como os dados foram colhidos (recolhimento de
materiais, entrevistas, pesquisa em documentos, etc.) e fazer a tabulação
destes para posterior analise.
f) Conclusão: deve conter a explicação para o que forem observados,
baseando-se nos dados obtidos e em pesquisas bibliográficas.
g) Bibliografia: livros ou publicações utilizados nas pesquisas.
4) Nessa aula a professora irá demostrar como a união dos genes dos pais forma o DNA dos filhos.
Para isso é necessário entender o significado de:
5) Após explicar algumas definições de termos usados em genética a professora juntamente com a sala lê o texto presente no capitulo 6 da apostila e realiza os exercícios.
6) Os alunos são instruídos a fazer uma pesquisa entre os familiares sobre características genéticas e fazer um relatório nos moldes apresentados anteriormente.
Estudar sem professora
Nesse link você vai encontrar informações sobre aconselhamento genético pré natal:
Agora você vai saber porque existem poucos bruxos:
Esse vídeo é para saber a utilidade dos estudos de genética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário