Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 4 a 8 de maio de 2015
SÉRIE 3ºEM
Tema: revisão do conteúdo do 2ºbimestre
Conteúdo: classificação criada por
Lineu; classificação filogenética; a influência de Darwin na classificação;
definição de espécie; híbridos; características dos cincos reinos.
Objetivos: identificar as principais características
de classificação por meio das regras criadas por Lineu e comparar com a filogenia; definição de espécie; surgimento de híbridos; caracterizar seres
vivos dos cinco reinos.
Estratégia: jogos para comparação de
seres vivos; montagem de esquemas comparativos e classificatórios; leitura e interpretação de texto informativo.
Avaliação: participação dos alunos nos
jogos e na leitura de imagens e esquemas, preenchimento de tabelas.
Jogo: identificando seres vivos.
São afixados cartazes de um individuo de cada reino na lousa
de tal forma que possa ser montada uma tabela com as principais características
de cada reino de seres vivos.
Regras do jogo
1. A sala é dividida em grupos.
2. Juntamente com a sala é montada uma tabela com as principais características dos cinco reinos de seres vivos.
3. A professora apresenta características de seres vivos utilizando as cartas disponibilizadas na apostila do professor no anexo da pagina 91 e, um grupo por vez, os alunos devem indicar em qual reino esse ser vivo se encaixa melhor.
4. Ganha o jogo o grupo que identificar a qual reino pertence o maior número de seres vivos.
2. Juntamente com a sala é montada uma tabela com as principais características dos cinco reinos de seres vivos.
3. A professora apresenta características de seres vivos utilizando as cartas disponibilizadas na apostila do professor no anexo da pagina 91 e, um grupo por vez, os alunos devem indicar em qual reino esse ser vivo se encaixa melhor.
4. Ganha o jogo o grupo que identificar a qual reino pertence o maior número de seres vivos.
Importante
Durante o jogo lembrar os alunos que para preencher a tabela
usaremos as regras criadas por Karl Von Linné.
Texto: Alguns humanos podem ser “híbridos”
A ideia de que todos os
humanos de hoje possuem uma genética descendente de um ancestral único parece
ser um erro. Estudos recentes mostram que os melanésios (etnia que habita ilhas
no Pacífico Sul) têm 7% dos genes derivados do Hominídeo de Denisova.
Isso significa que diferentes espécies ancestrais do homem teriam
acasalado entre si, e algumas diferenças de DNA permanecem até hoje. Dessa
maneira, grosso modo, nem todos seríamos completamente Homo sapiens. Mas estas teorias nunca foram
completamente confirmadas e ainda enfrentam grande contestação da comunidade
científica.
Aparentemente, a culpa para a
extinção dos Neandertais recai justamente sobre os ancestrais do Homo sapiens
moderno. Os Neandertais teriam se instalado há mais de cem mil anos em cavernas
da Rocha de Gibraltar, na Espanha, e de lá se espalharam pela Europa e Ásia.
Quando chegou a nossa vez de se expandir a partir da África teríamos levado
doenças que dizimaram pouco a pouco os Neandertais, até sua extinção há cerca
de 24 mil anos.
O cérebro deles, conforme apontam os estudos, era de tamanho semelhante
ao nosso. O que determinou nossa “vitória” sobre eles na face da Terra, no
entanto, teria sido diferentes atribuições da massa cerebral: enquanto eles
dedicavam boa parte a habilidades como a visão noturna, nosso cérebro foi
programado para tarefas mais versáteis em termos de adaptação. Dessa maneira,
eles sucumbiram.
Importante
Após a leitura do texto os alunos devem ser questionados sobre a
definição de espécie, o surgimento de híbridos, aparecimento de novas espécies
e a utilidade da filogenia para entender a evolução dos seres vivos.
Fique de olho:
No
segundo bimestre os alunos vão fazer uma dissertação argumentativa usando
conhecimentos de classificação dos seres vivos, definição de espécie, híbridos
e como são gerados, características dos reinos de seres vivos, filogenia.
Esse vídeo pode
ajudar nessa tarefa:
https://www.youtube.com/watch?v=l-pYY89xUl0
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