Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 4 a 8
de maio 2015
SÉRIE 1ºEM
Tema: Revisão do 1ºbimestre.
Conteúdo: Teia alimentar; fluxo de
energia e matéria nos seres vivos; desequilíbrio ambiental.
Objetivos: Resumir informações em
esquemas; redigir textos a partir de esquemas; reconhecer uma teia alimentar a partir
da leitura de um texto; reconhecer a continuidade do fluxo de matéria e energia
na natureza; reconhecer a ação humana como fonte de desequilíbrio ambiental.
Estratégia: Construção de teia alimentar
e comparação com a pirâmide de fluxo de energia; interpretação dirigida de
diferentes esquemas; leitura e produção de texto.
Avaliação: Análise dos esquemas
construídos e leitura dos textos produzidos.
Texto: A ilha de Bornéu (exemplo de desequilíbrio
ambiental)
Bornéu
é uma grande ilha da Indonésia, localizada no Oceano Pacífico, mais ou menos
entre a Austrália e a China e próxima a outras grandes ilhas como Java e
Sumatra. Seu clima é tropical, a vegetação é constituída de muitos coqueiros e
os nativos vivem em casas construídas de madeira, palha e folhas de coqueiros,
mais ou menos semelhantes às casas de nativos que vivem aqui na América
tropical.
Lá
pelo ano de 1960, a Organização Mundial da Saúde (OMS), desejando combater os
carapanãs que transmitiam a malária aos habitantes da ilha, decidiu fazer uma
grande aplicação de inseticidas. Usando aviões e outros equipamentos, aplicou
verdadeiras nuvens de DDT em todo o território, abrangendo matas, plantações,
casas, etc.
O
primeiro resultado observado foi magnífico! Morreram praticamente, todos os
carapanãs da ilha, e seus habitantes viram-se livres não só da malária, mas
também daquelas picadas incômodas que sofriam à noite, em suas casas, ou mesmo
de dia, na sombra dos bosques. Mas... Algumas coisas estranhas começaram a
acontecer em todo território de Bornéu...
Infelizmente,
o DDT não matava apenas os carapanãs. Matava também, outros insetos, como
abelhas, besouros, baratas, etc. Alguns desses não chegavam a morrer, mas
ficavam meio tontos e incapazes de se esconder com rapidez quando atacados
pelos... Lagartos de Bornéu!
Acontece
que o lagarto de Bornéu é um grande comedor desses insetos maiores, como
besouros e baratas, e agora, tendo alimento tão fácil de apanhar, fartaram-se
de comer insetos e... Apanharam uma bela indigestão! A verdade é que os
lagartos não sabiam que aqueles insetos estavam envenenados... e, comendo-os
ficaram, também, meio paralisados, sem poder correr e, portanto sem poder fugir
dos... gatos! Desse modo, os gatos da ilha passaram a contar com um novo
petisco que nunca haviam provado antes: deixaram de perseguir seus ratos e
passaram a se alimentar de carne de lagarto. Naturalmente, carne envenenada...
Cada lagarto, tendo comido centenas de insetos, já acumulava, em seu corpo, uma
grande quantidade de DDT. Consequentemente, cada gato, comendo cinco ou dez
lagartos, adquiria uma dosagem fatal e morria! É natural que, morrendo os
gatos, os ratos passassem a se proliferar abundantemente. E Bornéu passou a
sofrer uma verdadeira invasão desses roedores.
Alarmados,
os técnicos da OMS providenciaram uma grande remessa de gatos para a ilha,
restabelecendo rapidamente o controle da situação. Mas aí... é que veio o pior:
as casas dos nativos, construídas de ripas e palhas de coqueiro, começaram a
cair! O assunto foi logo estudado pelos especialistas da OMS, que descobriram o
seguinte: existe um inseto, uma espécie de baratinha, que se alimenta
vorazmente de palha de coqueiro. Só que, normalmente, esse inseto não atingia
números muito grandes porque o lagarto de Bornéu não deixava: ele gostava muito
de comer essas baratinhas. Com o desaparecimento do lagarto, esses insetos não
tinham mais limites à sua reprodução e comiam toda palha de coqueiro que
encontravam pela frente. A OMS não teve outra solução: procurou, nos
continentes, outro tipo de lagarto semelhante àquele de Bornéu e transportou-o
em grandes números para a ilha. Finalmente, conseguiu restabelecer o equilíbrio.
Um equilíbrio que dependia das baratinhas
do coqueiro, que eram controladas pelos lagartos, que foram destruídos pelos
gatos por causa do DDT aplicado para combater carapanãs que transmitiam a
malária. Quem poderia imaginar uma relação entre a queda de casas e a malária?
Hoje se conhecem inúmeros exemplos de desequilíbrios desse tipo causados pela
aplicação de inseticidas e outros praguicidas em todo o mundo. Cada um deles
permitiu descobrir alguma coisa a mais sobre os efeitos secundários que o
controle às pragas pode produzir.
Desenvolvimento:
Os alunos são orientados a ler o texto
individualmente. Após o tempo estabelecido pela professora são distribuídas folhas
de sulfite.
A professora lê o texto para a sala e ao
mesmo tempo indica na lousa os elementos mais importantes da historia (o mapa
da ilha, as casas de madeira e palha, o mosquito transmissor da malária, outros
insetos da ilha, o lagarto de Bornéu, os gatos, os ratos e a barata de
coqueiro).
Cada aluno deve fazer uma teia alimentar
que explique os acontecimentos na ilha de Bornéu. Após o tempo determinado a
professora desenha as setas ligando os elementos que formam a teia alimentar
que justifica os acontecimentos da ilha.
Depois de sanadas as duvidas os alunos devem
responder um questionário.
Questionário
2. Quem são os produtores, os consumidores primários, consumidores secundários e consumidores secundários da teia alimentar descrita na historia?
3. O texto explica as varias consequências do uso do inseticida no ambiente. A cada animal retirado ou colocado na teia alimentar o fluxo de energia do ambiente muda. Desenhe e explique a pirâmide do fluxo de energia do ambiente em equilíbrio e em desequilíbrio.
4. No texto foi usado um inseticida para matar os pernilongos, outra solução seria a introdução de um predador natural de pernilongos na ilha. Essa nova estratégia poderia causar algum problema ambiental? Explique sua resposta.
5. Imagine que com tantos animais mortos pelo inseticida os fungos e bactérias se multiplicaram descontroladamente e a organização mundial de saúde resolvesse matar todos os fungos e bactérias para evitar doenças causadas por esses organismos. Qual seria o impacto dessa atitude no ambiente dessa ilha? Explique sua resposta.
Fique de olho:
No segundo bimestre os alunos vão fazer uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de teia alimentar, da pirâmide de fluxo de energia, ciclos biogeoquímicos e equilíbrio ecológico.
Esse vídeo pode ajudar nessa tarefa:
https://www.youtube.com/watch?v=457E7W6rU2A.
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