sábado, 2 de maio de 2015

Plano de aula 2ºEM 4- 8\5\2015

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 4 a 8 de maio 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: revisão do primeiro bimestre.
Conteúdo: células eucariontes (vegetal e animal); células procariontes (bactéria); parasita celular (vírus); organelas celulares e suas funções; membrana plasmática; parede celular.
Objetivos: reconhecer as diferenças entre células eucariontes, procariontes e parasitas celulares; reconhecer as diferenças entre células vegetais e animais; compreender as funções de diferentes organelas celulares; comparar a membrana plasmática e a parede celular reconhecendo suas diferenças; compreender os processos de transporte intracelular e extracelular.
Estratégia: jogo montando célula.
Avaliação: avaliar a manifestação dos alunos e as dúvidas mais frequentes.

Duração: duas aulas de 50 minutos cada.


Jogo montando células.


As células devem ser feitas em cartolina com os componentes internos em destaque.
Deve haver 40 fichas com os nomes das estruturas e 19 cartões com informações sobre cada estrutura.

  • Regras


A sala é dividida em grupos.
Cada grupo retira uma carta com a dica de uma estrutura celular e deve decidir em qual modelo essa estrutura se encaixa.
Quando o grupo errar uma parte de um boneco deve ser desenhado como no jogo da forca.
Vence quem estiver com menos partes do boneco desenhadas quando os modelos ficarem completos.
É possível vencer se o grupo terminar de montar os modelos sem as dicas.

  •      Cartas

1.       Complexo golgiense: empacotamento e distribuição de substâncias para diferentes locais no interior da célula e para exportação. Localiza-se próximo ao núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas.
2.       Mitocôndrias: encontradas em quase todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. A função das mitocôndrias é produzir energia (ATP) a partir de processos metabólicos.
3.       Cloroplastos: presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes, responsáveis pela fotossíntese e produção de glicose, utilizando-se de gás carbônico e água.
4.       Lisossomos: originários do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão
5.       Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico e são responsáveis pela produção de proteínas. Os ribossomos podem ser encontrados ou aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso, ou livres.
6.       Retículo endoplasmático rugoso (RER): por apresentar ribossomos ligados à sua membrana externa, o RER também é responsável pela síntese proteica, mas a maioria das proteínas será secretada.
7.       Retículo endoplasmático liso (REL): dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).
8.       Centríolos: formados por microtúbulos não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.
9.       Núcleo: conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular às funções celulares.
10.   Nucléolo: produção dos componentes ribossômicos.
11.   Vesículas: transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.
12.   Vacúolo: atuam no processo de digestão intracelular, são maiores nas células vegetais.
13.   Citoplasma: nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos. 
14.   Membrana plasmática controla a passagem de substâncias entre o interior e o exterior da célula.
15.   Flagelos: estruturas longas, delgadas e relativamente rígidas, responsáveis pela locomoção das bactérias.
16.   DNA: contém todas as informações biológicas de um organismo, que devem ser passadas para seus descendentes, ou até mesmo na produção de células filhas na proliferação celular.
17.   Parede celular é uma estrutura presente tanto nos vegetais quanto em bactérias, fungos, certos protozoários e algas. A constituição e a estrutura da parede celular lhe conferem certas propriedades, tais como: resistência à tensão e à decomposição por microrganismos; elasticidade e permeabilidade, não constituindo barreira à entrada e saída de materiais na célula.
18.   Capsula de proteína: além de proteger o ácido nucléico viral, tem capacidade de um combinar se quimicamente com substancias presentes na superfície das células.
19.   Material genético: pode ser DNA ou RNA que se combina com o material genético do hospedeiro para a proliferação do individuo.

Fique de olho:
No segundo bimestre os alunos vão fazer uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de morfologia celular, as diferenças entre células e o processo de mitose.
Esse vídeo pode ajudar nessa tarefa:
https://www.youtube.com/watch?v=2_wnzekIXCE 


Um comentário:

  1. Seu blog é ótimo e inspirador para professores(as.
    Que Deus Abençoe sempre o seu trabalho!

    ResponderExcluir