Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 4 a 8
de maio 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: revisão do primeiro bimestre.
Conteúdo: células eucariontes (vegetal
e animal); células procariontes (bactéria); parasita celular (vírus); organelas
celulares e suas funções; membrana plasmática; parede celular.
Objetivos: reconhecer as diferenças
entre células eucariontes, procariontes e parasitas celulares; reconhecer as
diferenças entre células vegetais e animais; compreender as funções de
diferentes organelas celulares; comparar a membrana plasmática e a parede
celular reconhecendo suas diferenças; compreender os processos de transporte intracelular
e extracelular.
Estratégia: jogo montando célula.
Avaliação: avaliar a manifestação dos
alunos e as dúvidas mais frequentes.
Jogo montando células.
As células
devem ser feitas em cartolina com os componentes internos em destaque.
Deve haver 40
fichas com os nomes das estruturas e 19 cartões com informações sobre cada
estrutura.
- Regras
A sala é dividida em grupos.
Cada grupo retira uma carta com a dica de uma
estrutura celular e deve decidir em qual modelo essa estrutura se encaixa.
Quando o grupo errar uma parte de um boneco deve
ser desenhado como no jogo da forca.
Vence quem estiver com menos partes do boneco
desenhadas quando os modelos ficarem completos.
É possível vencer se o grupo terminar de montar
os modelos sem as dicas.
- Cartas
1.
Complexo golgiense: empacotamento e distribuição
de substâncias para diferentes locais no interior da célula e para exportação. Localiza-se
próximo ao núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas.2. Mitocôndrias: encontradas em quase todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. A função das mitocôndrias é produzir energia (ATP) a partir de processos metabólicos.
3. Cloroplastos: presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes, responsáveis pela fotossíntese e produção de glicose, utilizando-se de gás carbônico e água.
4. Lisossomos: originários do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão
5. Ribossomos: são formados a partir do RNA ribossômico e são responsáveis pela produção de proteínas. Os ribossomos podem ser encontrados ou aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso, ou livres.
6. Retículo endoplasmático rugoso (RER): por apresentar ribossomos ligados à sua membrana externa, o RER também é responsável pela síntese proteica, mas a maioria das proteínas será secretada.
7. Retículo endoplasmático liso (REL): dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).
8. Centríolos: formados por microtúbulos não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.
9. Núcleo: conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular às funções celulares.
10. Nucléolo: produção dos componentes ribossômicos.
11. Vesículas: transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula.
12. Vacúolo: atuam no processo de digestão intracelular, são maiores nas células vegetais.
13. Citoplasma: nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos.
14. Membrana plasmática controla a passagem de substâncias entre o interior e o exterior da célula.
15. Flagelos: estruturas longas, delgadas e relativamente rígidas, responsáveis pela locomoção das bactérias.
16. DNA: contém todas as informações biológicas de um organismo, que devem ser passadas para seus descendentes, ou até mesmo na produção de células filhas na proliferação celular.
17. Parede celular é uma estrutura presente tanto nos vegetais quanto em bactérias, fungos, certos protozoários e algas. A constituição e a estrutura da parede celular lhe conferem certas propriedades, tais como: resistência à tensão e à decomposição por microrganismos; elasticidade e permeabilidade, não constituindo barreira à entrada e saída de materiais na célula.
18. Capsula de proteína: além de proteger o ácido nucléico viral, tem capacidade de um combinar se quimicamente com substancias presentes na superfície das células.
19. Material genético: pode ser DNA ou RNA que se combina com o material genético do hospedeiro para a proliferação do individuo.
Fique de olho:
No segundo bimestre
os alunos vão fazer uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de morfologia celular, as diferenças entre células e o processo de mitose.
Esse vídeo pode
ajudar nessa tarefa:
https://www.youtube.com/watch?v=2_wnzekIXCE
Seu blog é ótimo e inspirador para professores(as.
ResponderExcluirQue Deus Abençoe sempre o seu trabalho!