Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 11 –
15 de maio de 2015
SÉRIE 1º EM
Tema: ciclos biogeoquímicos.
Conteúdo: fluxo de energia e matéria
nos seres vivos; ciclo do carbono.
Objetivos: resumir informações em
esquemas; redigir textos a partir de esquemas; reconhecer a continuidade do
fluxo de matéria e energia na natureza; reconhecer o processo de fotossíntese
em vários contextos.
Estratégia: interpretação dirigida de
diferentes esquemas; elaboração de textos.
Avaliação: análise de textos e esquemas
produzidos pelos alunos.
Duração: duas aulas
de 50 minutos cada.
Assistir o vídeo: Ciclo do carbono https://www.youtube.com/watch?v=KdEcH1W9KzY.
Carbono e vida: https://www.youtube.com/watch?v=ZSiU6N8tBzI.
Eutrofização:
https://www.youtube.com/watch?v=a08FVxr_9Gs.
Experimento
sobre eutrofização: https://www.youtube.com/watch?v=0HmQueUhwNU.
Depois de
assistir os vídeos questione aos alunos sobre os principais fatores de aumento
acelerado e descontrolado de nutrientes em cursos de água e sobre o aumento de
carbono na atmosfera. Faça uma lista no quadro com as justificativas apontadas.
Em seguida, explique e complemente com outros itens:
- aumento da população, o que significa aumento da produção de esgoto e queima de combustivo;
- uso mais intenso de fertilizantes ricos em nitrogênio e fósforo: se são bons para a agricultura também o são para as bactérias e algas que vivem em ambientes como a Lagoa Rodrigo de Freitas;
- ocupação de áreas de morro e mangue: nas regiões de Mata Atlântica (caso do Rio de Janeiro) as encostas da Serra do Mar próximas ao litoral escoam toda a matéria orgânica da mata para o nível do mar (originalmente, mangues) além de incentivar o desmatamento para construção de casas;
- aumento da população, o que significa aumento da produção de esgoto e queima de combustivo;
- uso mais intenso de fertilizantes ricos em nitrogênio e fósforo: se são bons para a agricultura também o são para as bactérias e algas que vivem em ambientes como a Lagoa Rodrigo de Freitas;
- ocupação de áreas de morro e mangue: nas regiões de Mata Atlântica (caso do Rio de Janeiro) as encostas da Serra do Mar próximas ao litoral escoam toda a matéria orgânica da mata para o nível do mar (originalmente, mangues) além de incentivar o desmatamento para construção de casas;
- incentivo ao consumo para movimentar a economia, por
exemplo, as facilidades na compra de carros. Lembrando que a produção de
qualquer bem gasta recurso natural e demanda queima de combustível.
Os alunos devem fazer, de forma individual, uma dissertação
argumentativa usando conhecimentos de teia alimentar, da pirâmide de fluxo de energia,
ciclos biogeoquímicos e equilíbrio ecológico.
O
tema é: O impacto ambiental da agricultura de grande escala.
Bônus
Fatos para apoiar a redação:
Vídeo para montar redações https://www.youtube.com/watch?v=e1lbummsaJQ.
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