sábado, 23 de maio de 2015

Plano de aula 3º EM 25 a 29\5\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 25 – 29 de maio de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: desenvolvimento das plantas.
Conteúdo: germinação, desenvolvimento e nutrição das angiospermas.
Objetivos: reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas; relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade.
Estratégia: planejamento e execução de experimento; análise de dados de um experimento; pesquisa e aplicação de conceitos.
Avaliação: registros e discussões sobre os experimentos.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

1) Em uma aula expositiva, debater a finalidade de um experimento científico, as normas a serem seguidas e a organização necessária para se chegar a uma conclusão;

2) Esquematizar na lousa as partes integrantes do relatório:
a) Local e data: necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
b) Nome dos integrantes do grupo: identificação do pesquisador para possíveis questionamentos.
c) Introdução: pequeno texto indicando quais estudos vem sendo feitos e por que este experimento será realizado, o que se espera que ocorra e por que razões.
d) Material e métodos: descrição e montagem do experimento.
e) Resultados: registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
f) Conclusão: deve conter a explicação para o que forem observados, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.

g) Bibliografia: livros ou publicações utilizados nas pesquisas.

3) Recomendar que os alunos realizem as atividades do capitulo 6 em casa.

4) Nessa aula a professora vai levar algumas plantas e junto com os alunos identificar a qual grupo elas pertencem.
Para que essa identificação possa ser feita os alunos devem observar as estruturas das plantas e as comparar com a filogenia dos vegetais estudada na aula passada.



Para estudar sem professora

Esse link leva a uma pagina de slides sobre a morfologia dos vegetais:
Esses slides falam sobre a evolução e diversidade dos vegetais:
Esse é para quem sabe inglês:




Nenhum comentário:

Postar um comentário