sexta-feira, 8 de maio de 2015

Plano de aula 3ºEM 11- 15\05\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 11 a 15 de maio de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: arvore filogenética.
Conteúdo: relações de parentesco entre seres vivos – árvores filogenéticas.
Objetivos: ler e interpretar imagens e esquemas; construir e interpretar árvores filogenéticas; diferenciar a classificação lineana da classificação filogenética; reconhecer relações de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos; produção de texto argumentativo; identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias classificatórias, comparando-os entre si.
Estratégia: leitura de imagens e esquemas; uso de programa interativo; construção de árvores filogenéticas; produção de texto.
Avaliação: participação dos alunos na leitura de imagens e esquemas, preenchimento de tabelas; texto argumentativo; árvores filogenéticas construídas.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

 Desenvolvimento: 

A sala é levada para o laboratório de informática onde é orientada a fazer uso do programa encontrado no site: http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf.
A principio os alunos farão uso apenas do modulo 2 na parte do cladograma, mais devem ser orientados a explorar outras possibilidades do programa.
De volta a sala de aula os alunos devem recortar os desenhos dos piteronáculo impressos na apostila do aluno na pagina 38.
Em uma folha de sulfite deve ser desenhada uma árvore filogenética desses seres imaginários, do numero 1 ao numero 8, com base nas seguintes perguntas:


Questionário:


 
1.       Quem é o ancestral mais antigo, o fóssil, dos piteronáculo?
2.       Quais não possuem antenas?
3.       Quais possuem antenas enroladas?
4.       Quais possuem antenas longas?
5.       Quais possuem um par de asas?
6.       Quais possuem dois pares de asas?
7.       Quais possuem um pé?
8.       Quais possuem dois pés?
9.       Qual a ordem de surgimento dessas características?
10.   Depois de montada a árvore dos piteronáculos foi descoberta dois novos espécime, os números 5, 7 e 9 . Em qual posição da árvore filogenética eles devem ser registrados?

Os alunos devem fazer uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de classificação dos seres vivos, definição de espécie, híbridos e como são gerados, características dos reinos de seres vivos, filogenia.

O tema é: O papel dos seres humanos na seleção artificial dos seres vivos.

Bônus
Fatos para apoiar a redação:

Vídeo para montar redações https://www.youtube.com/watch?v=e1lbummsaJQ.




Nenhum comentário:

Postar um comentário