Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 11 a
15 de maio de 2015
SÉRIE 3º EM
Tema: arvore filogenética.
Conteúdo: relações de parentesco entre
seres vivos – árvores filogenéticas.
Objetivos: ler e interpretar imagens e
esquemas; construir e interpretar árvores filogenéticas; diferenciar a
classificação lineana da classificação filogenética; reconhecer relações de
parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos; produção de texto
argumentativo; identificar os critérios que orientaram as diferentes teorias
classificatórias, comparando-os entre si.
Estratégia: leitura de imagens e
esquemas; uso de programa interativo; construção de árvores filogenéticas;
produção de texto.
Avaliação: participação dos alunos na
leitura de imagens e esquemas, preenchimento de tabelas; texto argumentativo;
árvores filogenéticas construídas.
Duração: duas aulas de 50
minutos cada.
Desenvolvimento:
A sala é levada para o laboratório de informática onde é orientada a
fazer uso do programa encontrado no site: http://www.ib.usp.br/md/arquivos/evolucao.FLA.swf.
A principio os alunos farão uso apenas do modulo 2 na parte do
cladograma, mais devem ser orientados a explorar outras possibilidades do
programa.
De volta a sala de aula os alunos devem recortar os desenhos dos piteronáculo
impressos na apostila do aluno na pagina 38.
Em uma folha de sulfite deve ser desenhada uma árvore filogenética
desses seres imaginários, do numero 1 ao numero 8, com base nas seguintes
perguntas:
Questionário:
1. Quem é o ancestral mais antigo, o fóssil, dos piteronáculo?
2. Quais não possuem antenas?
3. Quais possuem antenas enroladas?
4. Quais possuem antenas longas?
5. Quais possuem um par de asas?
6. Quais possuem dois pares de asas?
7. Quais possuem um pé?
8. Quais possuem dois pés?
9. Qual a ordem de surgimento dessas características?
10. Depois de montada a árvore dos piteronáculos foi descoberta dois novos espécime, os números 5, 7 e 9 . Em qual posição da árvore filogenética eles devem ser registrados?
Os alunos devem fazer
uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de classificação dos seres
vivos, definição de espécie, híbridos e como são gerados, características dos
reinos de seres vivos, filogenia.
O tema é: O papel dos seres humanos na seleção
artificial dos seres vivos.
Bônus
Fatos para apoiar a redação:
Vídeo para montar redações https://www.youtube.com/watch?v=e1lbummsaJQ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário