Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN.
PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA
MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 18 –
22 de maio de 2015
SÉRIE 1ºEM
Tema: relações ecológicas entre
espécies.
Conteúdo: relações ecológicas.
Objetivos: ler e interpretar textos e
imagens; fazer esquemas com base em textos; pesquisar para buscar informações;
relacionar informações fornecidas por diferentes textos; ouvir os colegas e
argumentar.
Estratégia: leitura e construção de
esquemas; discussão em grupo; pesquisa no livro didático.
Avaliação: aplicação dos conceitos
trabalhados; análise de resultados experimentais.
Duração: duas aulas
de 50 minutos cada.
Texto: Relações entre seres vivos.
Relações intraespecíficas
· Harmônicas: sociedade e colônia.
· Desarmônicas: canibalismo e competição.
Relações interespécies
· Harmônicas: mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo.
· Desarmônicas: amensalíssimo, predatismo, parasitismo e competição.
· Desarmônicas: canibalismo e competição.
Relações interespécies
· Harmônicas: mutualismo, protocooperação, inquilinismo e comensalismo.
· Desarmônicas: amensalíssimo, predatismo, parasitismo e competição.
Para completar a explicação sobre as relações entre seres vivos devem ser contados exemplos de convivência em meio urbano, rural, aquático e outros para ilustrar as informações do texto.
Após a explicação sobre os tipos de relações que podem existir
entre seres vivos os alunos devem juntamente com a professora realizar as
atividades da apostila, capitulo cinco.
Para estudar sem professora
Esse é um jogo da memoria sobre as relações entre seres vivos: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/jogos-multimidia/relacoes-ecologicas-735673.shtml.
Para quem quer um texto mais detalhado com exemplos tirados de
filmes recomendo: http://gaabifrias.blogspot.com.br/2014/08/biologando-relacoes-ecologicas.html.
Nesse site pode ser encontrados slides sobre relações ecológicas:
http://pt.slideshare.net/rosaliaazambuja1/aula-relacoes-ecologicas?next_slideshow=1.
Para terminar um vídeo sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário