sexta-feira, 8 de maio de 2015

Plano de aula 2ºEM 11- 15\05\15

Plano de aula BIOLOGIA
E.E. JORN. PAULO EDUARDO OLINTHO REDHER
PROFESSORA MELICIA BERNARDINO DA SILVA
Semana 11 a 15 de maio 2015
SÉRIE 2º EM
Tema: núcleo celular
Conteúdo: funções do núcleo; mitose; mecanismo básico de reprodução celular; cânceres; mitoses descontroladas; prevenção contra o câncer e tecnologia de seu tratamento.
Objetivos: compreender e interpretar textos de diferentes gêneros, como tabelas e figuras; participar de discussões e relações; saber se expressar em público; associar a divisão celular mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares; relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular; reconhecer hábitos de vida que guardam estreita relação com determinados tipos de cânceres e indicar as maneiras mais adequadas de prevenção.
Estratégia: atividade de levantamento de conhecimentos prévios a partir do uso de discussão em grande grupo.
Avaliação: avaliar a manifestação dos alunos e as dúvidas mais frequentes.
Duração: duas aulas de 50 minutos cada.

Depois de assistir os vídeos questione aos alunos sobre a importância da mitose na reprodução de seres unicelulares e na reposição de células de tecidos danificados. As principais causas de câncer e as formas de evitar e tratar tumores. Faça uma lista no quadro com as informações apontadas. Em seguida, explique e complemente com outros itens:

-Câncer não é uma doença, são várias, mais de cem! Em comum, elas têm o crescimento e a multiplicação desordenada de células, que podem invadir tecidos e órgãos causando problemas.
- Nossas células são, naturalmente, programadas para morrer e para dar origem à outras células semelhantes. É essa substituição que nos mantêm vivos e esta multiplicação que nos faz crescer e reproduzir. Não somos compostos das mesmas células com que nascemos!
- As células que revestem o epitélio do estômago duram apenas cinco dias, a camada superficial da pele é reciclada aproximadamente a cada duas semanas. Por outro lado, os neurônios do córtex cerebral e as células do cristalino do olho se formam no embrião e durarão a nossa vida inteira, sem substituições.
- Há ainda a possibilidade de metástase. Nesta etapa do câncer, as células afetadas são liberadas na corrente sanguínea e podem chegar a outros órgãos, generalizando a doença.
- O surgimento do câncer pode ocorrer de forma espontânea (meramente genética) ou ser provocada e/ou acelerada por agentes carcinogênicos. Radiações (raio X, UVA e UVB), aditivos de alimentos, remédios e até mesmo agentes biológicos (vírus e bactérias) podem ser cancerígenos.
- Enumere também outros avanços científicos no tratamento da doença: alguns exames, por exemplo, são capazes de identificar uma predisposição genética para doenças como o câncer de mama. Cite o caso da atriz Angelina Jolie que, recentemente, optou por retirar as mamas após um exame identificar a possibilidade de que ela desenvolvesse um tumor nessa região.

Os alunos vão fazer uma dissertação argumentativa usando conhecimentos de morfologia celular, as diferenças entre células e o processo de mitose e a relação desta com o surgimento de tumores.

O tema é: A vida moderna e o aumento dos casos de câncer. 

Bônus
Fatos para apoiar a redação:
Reportagem da veja de 8/6/2011- Não, a linha não caiu e 4/10/2010- O radar das manchas.


Vídeo para montar redações https://www.youtube.com/watch?v=e1lbummsaJQ.


Nenhum comentário:

Postar um comentário